Homenagem da Nascente Azul em comemoração ao Dia do Indio

Comemoração aos primeiros colonizadores brasileiros .

 Historia do Dia do Indio

Criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, comemoramos todos os anos no dia 19 de abril, o Dia do Índio, e para entendermos a data, devemos voltar em 1940, onde foi realizado no México o primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde contou com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários lideres indígenas, porem muitos indígenas não compareceram nos primeiros dias pois estavam preocupados e temerosos pois estavam sendo perseguidos pelos ''homens brancos''.

Neste dia do ano ocorre vários eventos dedicados a valorização da cultura indígena e também é um momento para refletir a importância sobre a preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeitos as suas manifestações culturais .

 Em nossa região, destacam se os povos indígenas da Etinia Kadiwéu, conhecidos como ''indios cavaleiros'', por sua destreza na montaria e se destacam também na arte com finos desenhos corporais, artesanato de belezas incomparáveis, inspiradores.

 

Pensado nesta rica cultura, foram realizados e confeccionados peças inspiradas nesta belíssima cultura, encantando ainda mais as belezas naturais do nosso atrativo.

 

 

 

Essas pinturas e peças foram feitas pela renomada artesã local Buga Peralta, uma das grandes profissionais que tem como referencia a cultura indígena  em seus trabalhos.

 

 

 

 Ao visitar a Nascente Azul, conheça um pouco mais da nossa cultura regional 

Parabenizamos a todas as etnias pelo Dia do Índio. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe essa página
Deixe seu comentário