Nascente Azul comemora semana do Meio Ambiente

05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente

 A Nascente Azul comemora a semana do Mundial do Meio Ambiente que foi instituída em junho de 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas),  durante a Conferencia das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia, onde 113 países participaram do evento.

No Brasil a semana do Meio Ambiente foi constituída no dia 27 de maio de 1981, estabelecendo que neste período em todo território nacional a conscientização e participação da comunidade nacional na preservação e conservação do patrimônio natural do Brasil.

A Nascente Azul, encontra se instalada em uma propriedade particular que foi explorada por décadas pelo agronegócio através da agricultura, criação de peixes e ovinos e devido ao desconhecimento com as questões ambientais, o desmatamento irresponsável da maior parte da vegetação nativa, foram causados impactos profundos e muito negativos ao meio ambiente local.

Porem em 2008, parte da fazenda foi adquirida com a intenção de recuperar a área, onde a partir deste momento foram feitos vários estudos ambientais no intuito de recuperar la, com investimentos pesados e equipe altamente qualificada, foi feito um trabalho de recuperação e readequação de toda área do empreendimento.

Entre esses trabalhos desenvolvidos destacam se o plantio de mais de 10.000 mudas de arvores nativas, implantação de curvas de nível em toda área, terraços e caixas de retenção de águas pluviais,  recuperação das cachoeiras de tufas calcárias, ampliação das áreas de reserva legal da propriedade visando a conectividade dos remanescentes florestais, entre outros trabalhos .

Em 2012 entra em funcionamento o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul, idealizado de forma a conciliar o desenvolvimento das atividades turísticas com a conservação e sustentabilidade do meio ambiente e recuperação local.

Todo planejamento, implantação e operacionalização foi idealizado e fundamentados por trabalhos de diferentes áreas ambientais como a biologia, geologia, hidrologia, etc. Toda estrutura e e equipamentos que compõem a Nascente Azul são devidamente licenciados e fiscalizados pelo órgão ambiental, onde as atividades turísticas desenvolvidas oferecem numero limitado de visitação, determinado através de estudo de capacidade de carga.

Esse limite de carga diária visa utilizar de forma sustentável o ambiente natural, causando o minimo de impacto possível, e os resultados obtidos neste continuo processo de recuperação estão cada dia mais evidentes, com a retomada da fauna e flora, como podemos observar nas imagens feitas pelo colaborador Arthur Hara, em nosso complexo demostrando que todos os  trabalhos realizado com intuito de recuperar a área foi positiva com o retorno de aves e  animais silvestres em nossa reserva legal.


Compartilhe essa página
Deixe seu comentário