Meio Ambiente

O empreendimento turístico ‘’Nascente Azul’’

Encontra se instalado em uma propriedade particular que foi explorada por décadas pelo Agronegócio através de agricultura, criação de peixes e ovinos, porem tendo a pecuária como principal atividade.

Devido ao desconhecimento com as questões ambientais, desmatamento irresponsável da maior parte da vegetação nativa, incluindo matas ciliares e falta de conservação do solo associada a praticas de manejo de pecuária arcaicas, foram causados impactos profundos e muito negativos  ao meio ambiente local, dentre eles:

  • Erosão das margens do curso d´Agua, devido ao pisoteio do gado;
  • Assoreamento do leito do rio;
  • Contaminação das águas através de fezes bovinas, uma vez que os animais circulavam por toda área, inclusive dentro do rio. Em dia de chuva uma enorme quantidade de terra e matéria orgânica, inclusive estrume, era levada para o rio pela enxurrada;
  • Retirada de toda vegetação ciliar que foi substituída por capim exótico plantado tanto ao longo das margens do rio e nascente para alimentação do gado;
  • Em meados da década de 60, foi construída uma MCE (micro central elétrica). No entanto, para viabilizar essa obra, realizaram um grande desvio do curso d´água, o que causou o estreitamento do canal do rio e a interrupção de uma das maiores cachoeiras constituídas por piscinas naturais de tufas calcárias da região de Bonito. Com o passar de tempo essas tufas foram tomadas pelo capim e plantas invasores que cobriram suas formações;
  • Já por volta da década de 90, foram construídos inúmeros tanques para criação de peixes, e vários desvios de água foram feitos para alimentar tais tanques. Em consequência, a propriedade foi embargada por órgãos ambientais e praticamente abandonados pelos antigos proprietários, o que resultou em degradação extrema de toda área;
  • No ano de 2008, parte da fazenda foi adquirida com a intenção de recuperar a área. Após a aquisição da propriedade ganhou o nome de Fazenda Rio Bonito, e a nascente/ curso d´agua foi batizado da Nascente Azul. A partir desse momento foram feitos vários estudos ambientais no intuito de recuperar a área. Desde então com um cronograma de pesados investimentos e com o apoio de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, um trabalho de recuperação e readequação de toda área do empreendimento vem sendo desenvolvido.

Dentre os trabalhos já realizados, merecem destaque:

  • Reflorestamento da vegetação ciliar, onde foram plantadas mais de 10.000 mudas de árvores nativas;
  • Trabalho de recuperação e conservação do solo e da água através da implantação de curvas de nível em toda a área, terraços e caixas de retenção de águas pluviais;
  • Isolamento de uma faixa de preservação permanente ininterrupta, de 100 metros do curso d’água;
  • Recuperação das cachoeiras de tufas calcarias, e reestabelecimento do canal do rio;
  • Ampliação das áreas de reserva legal da propriedade visando a conectividade dos remanescentes florestais, formando assim corredores para circulação e proteção da fauna silvestre;
  • A união dos tanques e desativação de todos desvios de forma a criar um curso de água continuo.

Em 2010 muito já havia sido feito, e a natureza privilegiada do local já dava sinais claros de recuperação. Foi quando nasceu a ideia dividir os frutos destes trabalhos  com outras pessoas através do ecoturismo.

Complexo de Ecoturismo Nascente Azul

Em 2012 entra em funcionamento o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul, idealizado de forma  a conciliar o desenvolvimento das atividades turísticas com a conservação e sustentabilidade do meio ambiente em recuperação do local.

 Seu planejamento, implantação e operacionalização foi idealizado e fundamentado por trabalhos de proficiências de diferentes áreas ambientais, como a biologia, geologia, hidrologia, dentre outras, muitos destes trabalhos estão  expostos em nossos painéis e site.

Todas as estruturas e equipamentos que compõem a Nascente Azul são devidamente licenciados e fiscalizados pelo órgão responsável pelo licenciamento ambiental. As atividades turísticas que são desenvolvidas no empreendimento oferecem um número limitado de visitação, o que foi determinado através do estudo de capacidade de carga. Esse limite visa utilizar de forma sustentável o ambiente natural, causando o mínimo impacto possível.

Uma das principais ferramentas de controle adotada pelo empreendimento desde o início de suas atividades é um programa constante de monitoramento ambiental. Esse trabalho obedece critérios técnicos, e é fundamental para a elaboração de um banco de dados confiável de indicadores que permitem avaliar adequadamente o impacto da atividade turística. Também vem sendo monitorada a qualidade da água do rio e da Nascente.
 
Os resultados obtidos neste  continuo processo de recuperação ficam evidentes com a retomada da fauna e flora, a formação de áreas alagadas e surgimento  de novas pequenas nascentes ao longo do rio. Tais resultados ficam bem claros também quando comparadas fotos antigas e recentes.
 

O futuro é agora

Em 2017 o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul dá mais um passo em prol do turismo sustentável com a implantação de atividades de aventura.

O sucesso do empreendimento se dá graças ao reconhecimento do trabalho sério e à confiança por parte das agências de turismo que se empenharam na divulgação e comercialização da Nascente Azul, assim como pelo  empenho e dedicação por parte da equipe de colaboradores e guias de turismo que atuam no empreendimento .

ISSO TUDO É POR VOCÊ E PARA VOCÊ TER UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA DE CONTATO COM A NATUREZA.
Nascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente AzulNascente Azul
we.digi - agência digital
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados: Nascente Azul