fbpx
Início » 8 curiosidades sobre Bonito que você vai adorar saber!

8 curiosidades sobre Bonito que você vai adorar saber!

por Nascente Azul

São muitas as curiosidades sobre Bonito que você precisa conhecer. Há muitos atrativos ecoturísticos e belezas naturais que poucos sabem que existem. A cidade, considerara um paraíso mundial do ecoturismo, não tem esse nome à toa. São pouco mais de 20 mil habitantes nesse lugar, que conta com tantas belezas que chegam a tirar o fôlego daqueles que conhecem a região.

Além de ter contato com peixes de todas as cores e de poder flutuar sobre as águas cristalinas, Bonito possibilita uma grande quantidade de passeios. Por isso, pensamos em trazer neste texto 8 curiosidades sobre esse paraíso que promete trazer ótimas energias para você. Boa leitura!

1. Maior tirolesa do MS

A tirolesa da Nascente Azul é a maior do Mato Grosso do Sul. Fica em um complexo de ecoturismo que é composto por inúmeros atrativos e por uma água azul extremamente transparente. Com 450 metros extensão, o trajeto de descida sobrevoa um cenário paradisíaco, em meio a cachoeiras e mata com paisagens incríveis da Serra da Bodoquena.

A duração da descida é de 1 minuto, podendo variar 15 segundos para mais ou menos, dependendo do uso do redutor de velocidade e das condições. Lembre-se de que é preciso usar roupas e tênis confortáveis para atividades de aventura como essa, além de levar também toalha e uma troca de roupa.

2. Aquífero Guarani

Todos que passam por Bonito assumem que no local há uma energia diferente. É realmente o centro energético da América do Sul.

O Aquífero Guarani é um dos maiores depósitos naturais de água em todo o mundo e está localizado nessa região. Muitos acreditam que toda a natureza faz do espaço um ponto muito favorável para recarregar as energias, seja em um mergulho nos rios ou contemplando a paisagem.

3. Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas, localizado a 23 quilômetros da cidade, é considerado uma das mais lindas atrações. Todo o passeio conta com a vista da incrível caverna com formações naturais, com um rapel de 72 metros de altura e mergulho em água cristalina.

É um passeio de aventura feito em uma caverna inundada de água cristalina. Uma vez estando na caverna, você vai ter a oportunidade de contemplá-la ao fazer um passeio de bote, de mergulho de cilindro e de flutuação.

Dá pra observar vários espeleotemas, como estalactites, cones e estalagmites. Para que o visitante volte ao topo da caverna, não é preciso subir o abismo em uma corda de rapel de maneira autônoma, pois ele será içado até lá.

Na flutuação, o turista pode ver, graças à transparência da água, as formações de cones que podem chegar a 19,5 metros de altura. A temperatura da água fica em torno de 18º C, tornando indispensável o uso de roupa de neoprene. Vale lembrar que é importante levar um casaco bem leve para depois da atividade, além de um lanche para dar aquela energia.

abismo-anhumas-bonito-ms

4. Culinária com carne de jacaré

O visitante que chega na cidade pode ficar perdido entre os diversos restaurantes da área central de Bonito, desde os que oferecem a alimentação por quilo até os mais refinados, com picanha na tábua e peixe na telha de barro.

E, claro, não poderíamos deixar de falar sobre um prato típico da região que é o de carne de jacaré. É isso mesmo, a carne de jacaré, na verdade apenas uma parte da rabana do animal, apresenta um sabor parecido com o do peixe e uma textura de peito de frango. Como não é fácil encontrar essa iguaria em outros lugares, vale muito a pena conhecer.

Você pode experimentar a carne de jacaré frita, grelhada e ao molho ensopado, lembrando que o segredo é não deixe esfriar para que a carne não fique dura.

culinaria-bonito-ms

5. Fruta guavira

A expressão “vamos catar guavira” pode significar muito mais do que apenas tirar a fruta do pé, e é ela que dá o nome ao famoso festival Eco Gastronômico que a cidade sedia todos os anos.

Além de conter grandes quantidades de vitamina C, a guavira é muito saborosa. Considerada um símbolo do MS, ela é muito apreciada na cidade de Bonito e já conta até com o Festival da Guavira, que ocorre todos os anos em dezembro. E, claro, não poderíamos nos esquecer do sorvete dessa fruta, que é inesquecível, principalmente nos dias de calor em Bonito.

6. Projeto Casa de Vidro

O projeto Casa de Vidro é uma fábrica que transforma vidros em objetos de decoração, contando com a sustentabilidade e com a reciclagem para conscientizar os visitantes. Um projeto muito bacana que exporta o seu trabalho para todo o mundo. Vale muito a pena conhecer!

7. Udu Cerâmica Artesanal

Udu Cerâmica Artesanal é uma fábrica que produz exclusivas e lindas peças de cerâmica que são totalmente inspiradas na natureza regional, além de serem moldadas por artesãos do local.

São canecas, copos, vasos, enfeites, esculturas, pratos, entre outros objetos elaborados a partir do uso da técnica milenar da cerâmica de alta temperatura. Os turistas precisam conhecer tanto a fábrica quanto o seu processo de produção artesanal. Podem conhecer, ainda, a loja, que se encontra na avenida principal da cidade.

8. Festivais gastronômicos e culturais

Festival de Inverno e Flib (Feira Literária de Bonito) são dois eventos conhecidos nacionalmente que acontecem no meio do ano. Os dois são um grande convite para aqueles que gostam de arte, cultura e música.

A cidade recebe a população e os turistas no Festival de Inverno com atrações muito visadas, entre elas a culinária regional, com a Mostra Gastronômica do evento, a qual apresenta 20 pratos de 20 restaurantes de Bonito que misturam ingredientes da região com a sofisticação da culinária contemporânea a fim de valorizar a gastronomia local e a sua importância para a cultura, turismo e economia.

Uma dica importante é que em Bonito é proibida a pesca por lei do município, além da caça que é proibida por Lei Federal. Sendo assim, toda a flora e a fauna vão poder apenas ser vistas e fotografadas.

Sem dúvidas, a natureza e as curiosidades sobre Bonito são os principais fatores que levam as pessoas a conhecer o lugar. Esse é um núcleo que tem uma grande diversidade cultural, seja na arte, na gastronomia ou nas histórias tradicionais. Enfim, se Bonito já era uma opção tentadora, agora com certeza você não vai demorar muito até marcar sua primeira visita.

Gostou deste texto e quer continuar aprendendo mais sobre esse lugar incrível em nosso blog? Então, aproveite para conhecer o guia completo sobre ecoturismo em Bonito–MS agora mesmo!

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais