A época mais aguardada do ano está chegando e é preciso se preparar com antecedência para curtir ao máximo cada momento da sua viagem. E se você está planejando conhecer a capital nacional do ecoturismo, este pode ser o guia ideal para suas férias de janeiro em Bonito MS.
Então, pode começar a separar as malas, pois são várias maravilhas naturais espetaculares para você se encantar. Confira!
Como é Bonito em janeiro?
É verão, então, pode colocar roupas leves na mala!
As temperaturas em Bonito nessa época ficam entre 22ºC e 30ºC, sendo que a máxima pode atingir um pouco mais. É também um período de mais umidade e chuvas. Porém, isso pode ser positivo para alguns passeios.
Por exemplo, o volume de água nos rios, piscinas naturais e quedas d’águas aumentam por causa da frequência maior das chuvas. Ou seja, as cachoeiras ficam mais caudalosas. Ideal para curtir banhos relaxantes com a abundância do principal recurso da cidade. A saber: suas fontes de água naturais.
Quantos dias ficar em Bonito?
Dessa forma, o ideal é programar pelo menos 5 dias para suas férias de janeiro em Bonito MS. Por isso, vale se planejar com antecedência, de 30 dias ou mais, para conseguir montar uma programação mais completa.
Considerando o deslocamento com voos, transfer, ambientação e contato com serviços turísticos, o primeiro e segundo dias são basicamente para assuntos mais “burocráticos”. Além de locomoção, você vai precisar conferir seus vouchers com a agência de turismo e viagens, fazer check-in e check-out na hospedagem e etc.
A cidade possui cerca de 40 pontos turísticos, o que significa aproximadamente 90 passeios integrados à natureza privilegiada da região.
Você vai se sentir em um novo mundo!
Passando desde a mata ciliar, animais silvestres, peixes das mais variadas espécies, cores e formatos, águas cristalinas e os fenômenos naturais mais exuberantes.Por isso, quanto mais tempo você tiver para aproveitar sua estadia, melhor!
Tem voo direto para Bonito MS?
Uma dica mais interessante é optar pelo voo direto para o aeroporto de Bonito. Assim, você consegue otimizar ainda mais seu tempo e aproveitar o que realmente importa: as atividades que você deseja realizar durante sua estadia. Caso contrário, você perderá um pouco mais de tempo indo de Campo Grande para Bonito.
Embora existam passagens aéreas direto para Bonito, muitos viajantes ainda desconhecem essa alternativa. Mas, sem dúvida, essa é a forma mais prática de chegar à cidade. Além disso, o custo-benefício é também positivo considerando o gasto de transporte e o desgaste da viagem de Campo Grande até o município bonitense.
Nesse sentido, os preços dos voos para Bonito também estão mais competitivos, uma vez que estão mais frequentes. São voos quase todos os dias, pela companhia Azul. O destino, neste caso, é o aeroporto de Bonito (BYO). Se precisar checar alguma informação em relação ao seu ponto de partida, o telefone de lá é: (67) 3255-3222.Agora que você já sabe quantos dias ficar em Bonito e como vir para esse paraíso, chegou a hora de ter mais ideias do que fazer nas suas férias de janeiro em Bonito MS. Continue e veja nos próximos tópicos!
Aonde não deixar de ir em Bonito?
As agências de turismo em Bonito são as responsáveis pela emissão dos vouchers das atrações na cidade. Sendo assim, você só vai conseguir adquirir os passeios por meio da empresa de sua preferência.
Nesse sentido, elas vão te ajudar a definir a programação ideal para seu tempo de visita, suas preferências, considerando seus acompanhantes e demais necessidades.
Porém, é sempre válido pontuar quais são suas expectativas. A ideia é estar ciente dos principais atrativos e pedir à empresa que inclua o que faz mais sentido para você.
É para isso que as agências servem! Então, não hesite em pedir ajuda, fazer perguntas e levar sugestões de passeios para que sejam adicionados à programação sugerida.
Aquário de Bonito
Pensando assim, uma das alternativas que cabe em qualquer roteiro é a visita ao Aquário de Bonito. Este é um passeio simples, leve e pode ser feito até mesmo à noite.
É interessante mesclá-lo com os dias mais agitados de suas férias de janeiro em Bonito MS. Ou seja, principalmente o primeiro e o último dia, que são basicamente para a ambientação e saída.
Mas, vale considerá-lo, sobretudo, no primeiro dia. Pois ele é uma boa opção para se ambientalizar à biodiversidade da região.
Afinal, o aquário conta com mais de 60 espécies de peixes presentes no ecossistema da Serra da Bodoquena e do Pantanal. É uma visita guiada, portanto você fica sabendo de tudo sobre essa biodiversidade incrível.Como esses peixes são os que você vai ter contato em passeios como flutuação e cachoeira, trata-se de um primeiro contato informativo que proporcionará um entendimento mais amplo na hora de entrar na água e ficar pertinho da fauna subaquática.
Nascente Azul
Um dos principais atrativos de Bonito, a Nascente Azul é um complexo de ecoturismo com mais de 20 atrações disponíveis. As atividades são integradas à natureza altamente preservada e recuperada dentro do espaço.
Assim, você terá contato com formações naturais exclusivas, como a Cachoeira de Tufas, um passeio contemplativo dentro da área de balneário. Além disso, a característica que dá nome ao local: os diferentes tons de azul da nascente onde é feita a atividade de flutuação.
Diferentemente de outros atrativos onde ocorre esse fenômeno natural, conhecido como espalhamento, na Nascente Azul você pode entrar dentro d’água com roupas de banho comum, sem neoprene. Uma sensação única e imperdível de estar em contato, literalmente direto na pele, com a energia incomparável dessas águas.
Com restaurante, bar e serviço de garçom na área do balneário, esse é um dos atrativos turísticos mais completos da cidade. Em um só lugar, você encontra:
Flutuação
Começa pelas trilhas exclusivas dentro do percurso até as águas da nascente, onde é feita a flutuação em si. Inclui transporte especial para pessoas com necessidades especiais de mobilidade, além de equipamentos adaptados. Assim, crianças a partir de 4 anos e adultos de todas as idades podem participar.
Balneário
Paisagens naturais encantadoras com estrutura de alta qualidade para proporcionar lazer, descanso e muita diversão. Dentre elas:
- Piscina Ecológica;
- Cascata;
- Cachoeira de Tufas Calcárias;
- Tirolesas Aquáticas (kids e adulto);
- Praia de Água Doce;
- Circuito Multi-Aventura;
- Trilhas Ecológicas;
- Mirantes;
- Capela Ecumênica;
- Micro Central Hidrelétrica – MCH;
- E diversos pontos instagramáveis, como o balanço de flores.
Museu Subaquático e Mergulho
Um museu diferente, composto por obras formadas pela mão do ser humano e a natureza. Surpreenda-se com a beleza submersa que, de forma convidativa, nos envolve em profundas reflexões de vários aspectos da vida.
O Museu Subaquático da Nascente Azul é o único do Brasil e o único de água doce no mundo. Uma exposição debaixo d’água capaz de envolver e surpreender pessoas de todos os perfis a partir dos 10 anos de idade. A visita é feita com equipamentos de mergulho com cilindro.
Adventure
Uma plataforma para desafiar a gravidade e outra para curtir a vista privilegiada da Serra da Bodoquena. Tirolesa e Pêndulo Humano constituem o Adventure Nascente Azul. Emoções nas alturas te esperam neste espaço!
Cachoeiras
Como já comentamos logo no início, as chuvas de verão no mês de janeiro deixam as cachoeiras mais caudalosas. Então, é um belo passeio para se realizar nesse período.
Além de água, as trilhas, que acompanham esse tipo de passeio em Bonito, também ficam com a mata mais verde. Afinal, há mais frequência de irrigação natural, ressaltando as paisagens verdejantes pela região.
Assim, pode apostar em caminhadas ao ar livre. Alguns lugares permitem levar comida, então pode considerar um piquenique! Dependendo do atrativo, como a Ceita Corê, por exemplo, há almoço incluso.
Dessa forma, você passa a parte da manhã curtindo as áreas de banho das cachoeiras, entre as trilhas e pontos de contemplação, e experimenta o sabor típico pantaneiro da região.Outro atrativo de cachoeira com ambiente familiar é o Parque das Cachoeiras. Nele, você pode levar sua cestinha e fazer seu lanche perto dos decks espalhados pelo local. Uma forma leve, descontraída e refrescante de preencher seu roteiro ao longo da semana.
Abismo Anhumas
Quem olha de cima, parece uma simples fenda no chão, mas depois que você vai sendo envolvido pela descida até o interior da caverna… Há surpresas uma atrás da outra.
O Abismo Anhumas é um belo passeio de contemplação. Dentro dele, você faz um percurso de bote pelo lago de água cristalina presente dentro da caverna.
Durante o trajeto, você verá diferentes estalagmites, formações naturais compostas pela deposição de carbonato de cálcio. Verá também rochas com o formato de cones. São várias e de diferentes alturas, que criam a paisagem única do atrativo.
Dessa forma, é uma atividade que requer algum condicionamento físico. Assim, pode ser restritivo a certo público. Por outro lado, a Nascente Azul possui estrutura adaptada, com piso tátil nas principais áreas do balneário, transporte e equipamentos adaptados para a flutuação, além de trilhas acessíveis, que podem ser mais viáveis se você estiver viajando com crianças ou ser/estar com pessoas com mobilidade reduzida.
Gruta do Lago Azul
Este é o cartão postal de Bonito. O passeio consiste basicamente na expedição por dentro da gruta. Assim, se resume à contemplação das formações naturais encontradas no interior da caverna.
De forma semelhante à Nascente Azul, a gruta recebe este nome pelo espalhamento que ocorre nas águas do lago presente no coração do local. Ou seja, o reflexo da luz solar dá a sensação de que a água possui diferentes tons de azul. Mas, na verdade, ela é cristalina.
Porém, quando incide pouco sol na gruta, em períodos mais nublados, por exemplo, como ela está em um ambiente parcialmente fechado, o efeito pode não ser tão nítido. Assim, o ideal é visitar o local em dias mais ensolarados.
Além disso, prepare-se para uma escadaria de quase 300 degraus, que consiste na descida da superfície até o lago dentro da gruta. Logo, é um atrativo que também vai exigir maior condicionamento físico.
Vale ressaltar ainda que não é permitido entrar no lago. A finalidade deste passeio é a expedição. Ou seja, o passeio consiste na gruta em si. Portanto, você viverá a experiência de estar em uma das paisagens mais clássicas de Bonito MS. Sentirá a adrenalina de realizar uma caminhada desafiadora por dentro da caverna. E terá contato com formações de rochas ímpares, enriquecendo seu conhecimento sobre a natureza única do Mato Grosso do Sul.
Eco Park Porto da Ilha
Anteriormente chamado de Ilha do Padre e, atualmente, Eco Park Porto da Ilha, esse é um dos atrativos mais antigos na cidade.
O passeio de bote pelo Rio Formoso é um dos seus principais atrativos. Além dele, o local também trabalha com:
- Boia Cross: atração individual, realizada por meio de um bote inflável redondo. Você desce pelas corredeiras formadas pelo rio.
- Stand-Up Paddle: alternativa mais suave, é realizada em uma espécie de prancha inflável com remos.
- Bike Boat: como uma bicicleta inflável, também é uma aventura de mais baixo impacto físico.
- Barco Elétrico: o passeio mais leve do atrativo.
Por ser mais voltado para aventuras aquáticas, o local não possui tanta acessibilidade. O balneário do local fica às margens do rio. Então, a correnteza e as quedas d’água são mais intensas do que nas nascentes.
Uma estrutura em nascente, por sua vez, oferece águas mais tranquilas e partes mais rasinhas, perfeitas para a diversão da criançada.
Uma forma de aproveitar seu tempo e realizar mais do que uma atividade no Eco Park é adquirir os combos disponíveis. Assim, é possível combinar as atrações mais adequadas para seu perfil. Desde as mais radicais, como o Boia Cross, até as mais tranquilas, como Barco Elétrico ou Bike Boat.De maneira geral, os combos são ótimas formas de economizar nos seus passeios. Pois, no final, você acaba pagando menos do que se fosse adquirir cada atividade isoladamente. Voltando ao exemplo da Nascente Azul, comprando a flutuação você ganha acesso gratuito às dezenas de atrações do balneário. Um bônus que complementa seu dia inteiro na cidade.
Conhecendo a redondeza durante suas férias de janeiro em Bonito MS
Existe ainda uma série de passeios relacionados à busca por Bonito/MS, mas que, na verdade, fazem parte de destinos vizinhos. Dentre eles, os principais estão no município de Bodoquena e Jardim.
Por isso, é importante se atentar ao que as agências locais vão sugerir no seu pacote. Porque, se você passar apenas 5 dias na cidade, a visita a outra cidade vai tomar 1 dia inteiro da sua estadia. Além disso, para chegar até eles, você ainda vai precisar dispor de um orçamento mais amplo de transporte. Se você estiver em família, pode se tornar ainda mais custoso.
Por outro lado, tendo muita disposição e mais de 1 semana de férias pela região, dá para encaixar as opções a seguir.
Boca da Onça – Bodoquena/MS
Esta é a maior cachoeira do estado. Possui mais de 150 metros de altura. Assim, é também o maior rapel do Brasil.
O atrativo fica a 34 km da cidade de Bodoquena/MS e a 55 km da cidade de Bonito/MS. O combo incluindo o rapel consiste em uma das atividades de aventura da região.
A descida é feita em negativo em um percurso de 90m de altura, fornecendo a vista do cânion do Rio Salobra e os paredões de calcário com milhões de anos de existência.
Do rapel, você segue pelas trilhas com paradas para banho nas cachoeiras do atrativo. A Boca da Onça é a principal delas, mas ainda há mais 7 distribuídas pelo local.
Abaixo das quedas d’água formam-se piscinas naturais cristalinas. Dessa forma, você pode parar para relaxar, contemplar a linda vista da região e descansar nos decks construídos em diversos pontos do atrativo.Assim, é uma mistura de aventura com descanso e contemplação. Por fim, é possível adquirir o ingresso com almoço incluso. A refeição é servida em fogão à lenha, com cardápio variado de pratos quentes, saladas e doces típicos da região.
Buraco das Araras – Jardim/MS
Esta é outra formação natural que atrai visitantes de todo país. Embora esteja muito associado a Bonito, o local está localizado no município de Jardim/MS, a 54 km. Isso significa uma viagem de aproximadamente 1 hora.
Chegando lá, você terá acesso à Fazenda Alegria. Geralmente, o passeio é guiado por Seu Modesto Sampaio, produtor rural que adquiriu a propriedade em 1986.
O local é composto por 100 hectares, sendo 29 mantidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Segundo a catalogação, cerca de 135 aves sobrevoam o Buraco das Araras. E aproximadamente 50 casais passam pelo local, daí vem seu nome.A visita começa pela trilha de 900 metros até o primeiro deck de observação da cratera de mais de 100 metros de profundidade e 295 de altura. Pode se preparar para uma caminhada considerável! E, claro, se preparar também para se encantar com a vista única do atrativo.
O que fazer em Bonito à noite?
Depois de se aventurar, se divertir e refrescar, talvez você ainda deseje aproveitar suas noites na cidade, certo?
Além disso, alguns passeios terminam cedo. Dessa forma, o período entre o resto da tarde e a virada para a noite é o mais reservado para curtir a cidade.
As atividades de ecoturismo são as mais procuradas, mas são depois delas que você vai ter tempo de conhecer o charme bonitense.
Uma cidade pequena, mas com muitos barzinhos e restaurantes, além de pessoas cativantes e muito receptivas. Um lugar para passear de mãozinhas dadas, sem medo de preconceitos.
Tranquilidade, paz e ambiente familiar são mais alguns dos atributos deste pedacinho do paraíso. Logo, é se desligar das tensões do mundo, deixar o corpo e a alma relaxarem.
Praça da Liberdade
Que é a principal da cidade, inclusive, é um dos seus cartões postais. Então, é parada obrigatória para suas fotos de férias de janeiro em Bonito MS!Contém um chafariz com duas piraputangas, que são um dos símbolos da cidade. Se você deseja ter uma lembrança simpática e bem típica da cidade, este é o lugar para registrar sua visita!
Projeto Jiboia
Um passeio que agrada a garotada e pode ser agendado para as noites de suas férias de janeiro em Bonito MS.
Trata-se de uma iniciativa educativa, com palestras que revelam particularidades que você nem imagina sobre o universo dos répteis. E o momento mais esperado: a “selfie” com uma das serpentes apresentadas durante a exposição.
Afinal, depois dos aprendizados lúdicos do conteúdo ministrado nas palestras, o medo dessas criaturas majestosas acaba ficando para trás!
Como complemento ao final do seu roteiro, principalmente em uma viagem com os filhos, pode se tornar bem interessante.
Passeio de Jipe
Agora, se você é mais aventureiro, a opção de cair numa estrada de lama e obstáculos naturais pode ser mais instigante.
A Trilha Boiadeira é uma das principais alternativas nesse sentido. A rota é realizada em quadriciclo e precisa ter, no mínimo, 16 anos para dirigir.
À noite, com menos visibilidade, as poças d’água e crateras de terra, ainda mais características do clima chuvoso, tornam a aventura ainda maior. Uma ótima escolha para quem deseja uma dose de adrenalina nas suas noites na cidade.Essa era uma das rotas utilizadas pelas comitivas de gado, na época das fazendas. Assim, é também um roteiro imerso na história e na cultura do lado mais rural de Bonito/MS.
Bike
Por outro lado, se você prefere percursos mais leves, o passeio noturno de bike pelas redondezas da cidade é uma boa pedida. Existem vários percursos, inclusive passando por pontos turísticos, como a Gruta de São Mateus. Além disso, há paradas para a foto, e o guia segue o ritmo dos participantes, sem exigir tanto do seu condicionamento físico. Dependendo do circuito, também há poucas ou nenhuma subida. Ou seja, dá para combinar com qualquer estilo de trip.
O que saber antes das suas férias de janeiro para Bonito MS?
Em resumo:
- Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Isso porque oferece uma variedade de atividades e belezas naturais como nenhum outro destino brasileiro.
- Além disso, a qualidade turística vai te surpreender. Embora situado em uma pequena região, o município é muito organizado, com ótimo atendimento ao público, segurança e serviços ao turista.
- Todos os passeios são vendidos exclusivamente pelas agências de turismo locais. Você vai precisar escolher uma delas para adquirir seus vouchers. Os atrativos só permitem a entrada de quem estiver com os devidos documentos e vouchers à mão. Então, procure a agência com a qual você está viajando para saber de tudo.
- A antecedência é de suma importância em qualquer viagem. Sendo um destino com tanta variedade de atrações, é preciso se planejar com mais tempo para não decidir o roteiro na correria.
- Antes de fechar seu pacote, converse com sua agência para entender se os atrativos sugeridos ficam muito distantes entre si e se é possível combinar o máximo de atividades no mesmo dia.
- Melhor ainda: tente unir todos os passeios de um dia em um único local. Um atrativo completo como a Nascente Azul permite esse tipo de aproveitamento.
No mais, aproveite as lindas paisagens para tirar muitas fotos! O que não falta em Bonito são pontos instagramáveis. Então, prepare seu look para renovar seu feed com paisagens paradisíacas.
Está procurando por agências de turismo? Confira as principais nesta página.
Esperamos te ver por aqui.
Boas férias!