Bonito é uma cidade conhecida como a capital do ecoturismo no Brasil. Cercada pelas belezas naturais do Pantanal, a cidade oferece algumas das experiências ecológicas mais bonitas e marcantes do país.
Abaixo, veja 10 dicas de passeios bastante populares entre os turistas que escolheram o local como seu destino.
1. Balneário
Ideal para toda a família, a visita ao Balneário da Nascente Azul, por exemplo, garante um dia repleto de diversões e momentos inesquecíveis em um complexo repleto de belezas naturais.
Com tirolesas aquáticas para adultos e para crianças, piscina ecológica, cascata, praia de água doce, trilhas e paisagens instagramáveis. Tudo para quem busca uma experiência sustentável e inesquecível!
Reserve o dia todo para a experiência, pois há muitas atrações para curtir no complexo. Quer saber mais? Clique e encontre uma agência de turismo em Bonito e venha conhecer!
2. Flutuação
Todo mundo que pesquisa sobre Bonito se depara com fotos de turistas flutuando em meio às águas cristalinas e ricas em biodiversidade da região.
O passeio é definitivamente imperdível para quem desembarcar em terras bonitenses. A Nascente Azul, inclusive, oferece uma flutuação inesquecível em meio aos intensos e variados tons de azul que tomam a água, um fenômeno natural incrível conhecido como espalhamento.
E quer saber mais? A flutuação não necessita de grandes habilidades aquáticas,você pode deixar o corpo flutuar naturalmente pelo lago e contar com a assistência de guias locais capacitados e experientes.
Um passeio leve, divertido, envolvente e em contato direto com a natureza – a única flutuação em Bonito que oferece a alternativa de entrar na água com roupas de banho comum para sentir na pele a energia sensacional da biodiversidade aquática.
Uma experiência única com o ecoturismo e que até crianças a partir de 4 anos podem vivenciar. Isso para você ver como é uma atividade tranquila e acessível, incluindo equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
3. Tirolesa
Com 450 metros de extensão, a Tirolesa faz parte do circuito de aventura, também dentro do espaço da Nascente Azul. Sim, você encontra um pouco de tudo do ecoturismo por aqui!
Este é um passeio que oferece uma vista incomparável das belezas naturais que cercam a região. A atração promove uma espécie de “voo panorâmico”, onde é possível ver a cachoeira de tufas calcárias e os vários animais silvestres que passam pela região.
Além disso, é possível fazer o trajeto em até duas pessoas, o que garante companhia nesse momento inesquecível.
4. Pêndulo humano
Falando em aventura, o Pêndulo Humano é aquela atração para quem gosta de sentir fortes emoções.
Você vai subindo pela plataforma, onde pode saltar em queda livre de uma altura de até 12 metros sendo segurado pelos equipamentos de segurança da equipe da Nascente Azul.
A percepção de altura aumenta ainda mais para quem está lá em cima, por conta do terreno acidentado no qual a torre está instalada.
Ainda que seja difícil observar qualquer coisa nesse nível de emoção e adrenalina, a vista do topo da plataforma é uma das mais bonitas da região.
5. Museu subaquático
Já imaginou visitar um museu debaixo d’água?
Em mais uma atração oferecida pela Nascente Azul, a visita ao museu promove uma verdadeira imersão à cultura sul-mato-grossense, com trabalhos sustentáveis de artistas locais que visam se manifestar em proteção ao meio ambiente.
As obras acabaram se transformando em abrigos para os peixes e estão em constante processo de petrificação por conta da ação do calcário e magnésio, componentes bastante abundantes nas águas de Bonito.
6. Buraco das Araras
Essa bela opção para o fim de tarde reserva um encontro inesquecível com os terrenos acidentados da região.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras é um complexo tomado pela biodiversidade local já município de Jardim, vizinho a Bonito, de onde saem diversos passeios para a atração.
O ponto alto da experiência, que tem trilha leve com guias locais, é acompanhar a revoada das araras por cima do vale que cerca um lago com jacarés no fundo do buraco. Um excelente momento para contemplar a natureza e fazer uma série de registros fotográficos.
7. Gruta do Lago Azul
O Monumento Natural da Gruta do Lago Azul é um patrimônio brasileiro protegido que abriga duas cavernas com formações calcárias frágeis.
O passeio tem trilha de média dificuldade. Na Gruta do Lago Azul, é possível observar um pequeno lago que fica no centro da caverna, logo abaixo de uma abertura que permite o acesso da luz solar, iluminando as águas. Principalmente, entre setembro e fevereiro, o lago assume uma cor azul intensa, o que deu nome à gruta.
Já na Gruta de Nossa Senhora Aparecida não há praticamente nenhuma luz natural, sendo necessário o uso de equipamentos de iluminação durante todo o trajeto. Não há água e a grande atração é um salão grande com piso inclinado de 100 metros, onde é possível observar espeleotemas, que são formações rochosas típicas do interior de cavernas, com formato semelhante ao de anjos.
8. Barra do Rio Sucuri
Outro passeio bem avaliado, o complexo Barra do Rio Sucuri é uma estrutura que abriga e conserva o Rio Sucuri, que tem águas cristalinas próprias para flutuação e passeios de barcos.
O entorno é rico em biodiversidade e no complexo há outras atrações, um restaurante e piscinas, onde é possível, inclusive, treinar antes da flutuação, algo recomendado pelos guias do passeio.
9. Lagoa Misteriosa
Outra atração em Jardim, município vizinho a Bonito, a Lagoa Misteriosa é como ficou conhecida uma caverna alagada, com 220 metros de profundidade.
O local oferece o passeio de flutuação, mas a atração principal é o mergulho, onde é possível conhecer mais detalhes da caverna e as diversas espécies que lá habitam.
10. Passeio de bote no Rio Formoso
Por fim, o passeio de bote no Rio Formoso é uma das mais tradicionais atrações de Bonito, sediado pelo Eco Park Porto da Ilha.
Foi um dos primeiros passeios implementados pela biodiversidade na região, realizando um rico trajeto pelo Rio Formoso, um dos principais rios do município.
Diferente do rafting, o passeio de bote não pega águas rápidas, mas a profundidade do rio deixa o visual menos cristalino do que na nascente. Ainda assim, é possível visualizar os animais que habitam o local, além de viver momentos de um pouco de emoção em algumas quedas d’água mais animadas.
Gostou? Conheça mais sobre os passeios oferecidos pela Nascente Azul e planeje o roteiro da sua próxima viagem!