Para quem é da região, não há forma melhor para conhecer as paisagens de um estado como Mato Grosso do Sul do que uma viagem de carro.
Mesmo sendo um pouco mais longa do que o avião, esse meio de transporte garante memórias inesquecíveis e momentos de conexão com sua família.
Então, se você está pensando embarcar nessa aventura, venha conosco! Conheça as principais cidades para visitar durante seu percurso.
Boa leitura!
Viagem de carro pelo Mato Grosso do Sul: 6 cidades para o seu roteiro
Selecionamos abaixo alguns destinos próximos a capital que você pode conhecer durante uma viagem de carro pelo estado!
1. Campo Grande
Localizada no coração do Mato Grosso do Sul, Campo Grande é um excelente ponto de partida para sua viagem de carro pelo estado.
Afinal, além de possuir rotas para outros destinos incríveis próximos, como Bonito, a cidade também reserva ótimas atrações turísticas, valendo a pena permanecer alguns dias no local para explorar locais como:
- Mercado Municipal
- Museu da Arte contemporânea (MARCO)
- Parque das Nações Indígenas
- Casa do Artesão
- Bioparque do Pantanal
- Museu Dom Bosco
- Lago das Capivaras
2. Rio Verde de Mato Grosso
O Rio Verde de Mato Grosso é um município de Mato Grosso do Sul, que fica localizado há menos de 3 horas de distância da capital do estado, cerca de 203 km.
Com balneários ótimos para banho e uma cachoeira, o destino de ecoturismo também deve ser incluído em seu roteiro de viagem de carro. Veja abaixo as principais atrações da região:
- Balneário 7 Quedas do Didi
- Fazenda Igrejinha
- Balneário Acqua Parque
- Lago Ernani José Machado
- Praça das Américas
- Cachoeira do Rio do Peixe
3. Aquidauana
Seguindo mais para perto de Bonito, um dos destinos mais procurados do estado, temos Aquidauana, que fica há pouco mais de 2 horas de distância de carro da capital.
A pequena cidade resguarda para seus visitantes não apenas hospedagens confortáveis, como também essas atrações turísticas:
- Museu Manoel Antônio Paes de Barros
- Museu Marechal José Machado Lopes
- Ruínas de Santiago de Xerez
- Morro do Paxixi
- Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro
- Piraputanga
4. Bodoquena
Bodoquena é um dos destinos de ecoturismo do estado, que vale a pena estar incluso em seu roteiro de viagem de carro por Mato Grosso do Sul.
Localizado há 3 horas e 25 minutos de distância da capital, o município reserva em suas fronteiras a famosa Cachoeira Boca da Onça, uma queda d’água de 156 metros de altura e um dos pontos turísticos mais famosos do estado.
Além da Cachoeira Boca da Onça, no local você também pode conhecer:
- Córrego azul
- Cânion do Rio Salobra
- Refúgio Canaã
- Cachoeira Buraco do Macaco
- Cachoeira Serra da Bodoquena
5. Ponta Porã
A divisa do Brasil com o Paraguai fica apenas 4 horas de viagem de carro de Campo Grande, sendo mais um destino para ser incluído em seu roteiro.
Afinal, a partir de Ponta Porã você consegue atravessar a fronteira para fazer compras na famosa Avenida Internacional, no país vizinho. A principal vantagem é conseguir comprar produtos caros, como perfumes e eletrônicos, por um preço bem menor.
Além disso, recomendamos também estender um pouco mais a viagem para visitar o Parque Nacional Cerro Corá, que fica apenas 48 minutos de distância da cidade brasileira.
Nesse destino, você poderá explorar as belezas naturais da região e conhecer um pouco mais sobre a história da Guerra do Paraguai.
6. Jardim
Outro destino que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem de carro por Mato Grosso do Sul é o município de Jardim, que fica há 3 horas de distância da capital.
Os principais atrativos desse local, que também é famoso por suas atividades de ecoturismo, são:
- Lagoa Misteriosa
- Buraco das Araras
- Rio da Prata
- Balneário Jardim Ecopark
- Balneário do Assis
- Igreja Matriz
- Cemitério dos Heróis
- Museu CER 3
Ah! O município está localizado há menos de 1 hora de Bonito, que é outro destino obrigatório para quem visita o estado, inclusive durante uma viagem de carro!
Onde passar as férias em Mato Grosso do Sul?
Ainda não sabe onde curtir suas férias? Conheça os principais destinos do estado e comece a preparar as suas malas!
Pantanal
O Pantanal é uma das belezas naturais mais bonitas do Brasil, do qual 65% está localizado no Mato Grosso do Sul. Então, a região pantaneira acaba sendo uma das mais procuradas por quem deseja explorar o estado.
Com um pôr do sol todo laranja, revoada de pássaros e animais silvestres como onças, jacarés e capivaras, com certeza vale a pena incluir essa região em seu roteiro de férias.
As cidades que englobam a região pantaneira são:
- Coxim;
- Corumbá;
- Miranda;
- Aquidauana;
- Miranda;
- Ladário.
Bonito
Como dissemos, Bonito é uma parada obrigatória para quem visita o Mato Grosso do Sul em uma viagem de carro — ou para seus moradores que desejam explorar o estado durante as férias.
Afinal, nesse popular destino de ecoturismo, você consegue se conectar com a natureza enquanto realiza atividades incríveis, como trilhas, flutuações, mergulhos, aventuras e muitas outras.
Além disso, Bonito também é conhecido por sua acessibilidade, estando preparado para receber crianças, idosos e até pessoas com deficiência. Assim, todos poderão aproveitar as férias ao máximo!
Os principais atrativos da região são:
- Nascente Azul
- Rio Sucuri
- Gruta do Lago Azul
- Gruta de São Miguel
- Rio da Prata
- Estância Mimosa
Onde passar o final de semana em Mato Grosso?
Quer uma ideia de viagem de carro para fazer em apenas um final de semana? Recomendamos o roteiro Bonito e Jardim!
Além de serem um dos melhores destinos de ecoturismo do país, esses municípios estão localizados há menos de 1 hora de distância. Assim, você pode ficar hospedado em Bonito e passear por Jardim durante um dia ou vice-versa!
Qual é a cidade mais bonita do Mato Grosso do Sul?
Bonito já foi eleito 16 vezes como o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil, pela revista especializada Viagem e Turismo. Inclusive, dessas vitórias, 14 foram consecutivas!
Não é por menos, afinal, o destino reserva para seus visitantes diversas opções de atividades na natureza, como trilhas, flutuações, mergulhos e até mesmo passeios por um museu subaquático.
Além disso, a região é repleta de paisagens naturais, protegidas por complexos, que proporcionam momentos de conexão com a natureza e registros fotográficos inesquecíveis.
A Nascente Azul é um dos principais complexos de ecoturismo de Bonito, no qual os visitantes podem realizar flutuações, atividades de aventuras, conhecer o primeiro museu subaquático de água doce do mundo e ainda se divertir no Balneário.
Inclusive, nosso Balneário é perfeito para as famílias, pois oferece um mix de atrações para todas as atividades.
Inclua Bonito em seu roteiro de viagem de carro e não deixe de conhecer o Balneário da Nascente Azul!