O mês de outubro está chegando!
Junto com ele, há dois feriados nacionais, que podem ser aproveitados por você e sua família para relaxar em uma curta viagem de ecoturismo.
Ficou interessado nesse roteiro? Então, continue conosco para descobrir quais são os feriados do mês de outubro e os melhores destinos para esse período do ano!
Qual o feriado nacional no mês de outubro?
Na verdade, o mês de outubro possui dois feriados nacionais:
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida;
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público.
O segundo feriado apenas é ponto facultativo para funcionários públicos e, consequentemente, não há aulas somente nas instituições de ensino públicas. Então, sendo o seu caso, já pode se preparar para aproveitar!
Além disso, 2 de novembro (Finados) também é feriado nacional, então, dependendo do dia da semana em que essa data caia, poderá ser aproveitado para uma pequena viagem ainda em outubro.
Dicas de destinos para viajar no mês de outubro
Caso os feriados do mês de outubro caiam entre quinta e terça-feira, são garantidos alguns dias de folga para uma pequena viagem.
No Mato Grosso do Sul e proximidades, você encontra excelentes opções de destinos para essas viagens mais curtas, em que é possível se conectar com a natureza e viver ótimas momentos.
Além disso, como no mês de outubro já é primavera, as temperaturas estão mais amenas e o clima propício para atividades aquáticas como flutuações e mergulhos.
Enfim, veja abaixo os melhores destinos que separamos!
1. Bonito
Famoso por suas belezas naturais e atividades de aventura, Bonito é um ótimo destino para você aproveitar os feriados nacionais do mês de outubro.
Durante esse mês, a temperatura do local fica entre 25 ºC e 30 ºC, além disso, as águas ficam mais cristalinas, há poucas chuvas e a umidade do ar é agradável.
Além do clima ideal para seus passeios, Bonito também reserva várias opções de turismo, como:
- Nascente Azul;
- Estância Mimosa;
- Gruta do Lago Azul;
- Gruta de São Miguel;
- Rio Sucuri;
- Rio da Praia.
2. Jardim
Localizado há menos de 1 hora de distância de carro de Bonito, Jardim é outro município com ótimas opções de ecoturismo. Inclusive, devido a proximidade entre essas cidades, você pode se hospedar em uma e apenas visitar a outra durante o dia.
Nesse caso, durante sua visita a Jardim, não deixe de conhecer a famosa Lagoa Misteriosa, um dos principais pontos de mergulho do Brasil, e o Buraco das Araras, lar de mais de 160 espécies de aves.
Outras opções de passeios e atrações no local são:
- Balneário Jardim Ecopark;
- Balneário do Assis;
- Santuário da Prata;
- Monumento Histórico dos Heróis.
3. Chapada dos Guimarães
Durante a primavera, você encontrará na Chapada dos Guimarães temperaturas mais altas que no inverno e poucas chuvas, ideal para os passeios oferecidos na região, principalmente as trilhas.
Além dessas caminhadas, os visitantes desse destino também poderão conhecer e tomar banho em uma das 480 cachoeiras presentes apenas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
As mais conhecidas são:
- Cachoeira Véu de Noiva;
- Cachoeirinha;
- Cachoeira da Prainha.
4. Aripuanã
Localizada no estado de Mato Grosso e no meio da Amazônia, Aripuanã é um verdadeiro oásis do turismo de natureza.
Afinal, o município possui lindos rios, lagos, cachoeiras e corredeiras, que o tornam um destino de ecoturismo ideal para quem busca atividades emocionantes ou deseja apenas se conectar com a natureza.
Os principais atrativos do local são:
- Cachoeira das Andorinhas;
- Cachoeira Dardanelos;
- Santuário Pouso Milagroso.
5. Bodoquena
O lar da famosa Cachoeira Boca da Onça, com uma queda d’água de 156 metros de altura, é outro destino ideal para você visitar durante o mês de Outono!
Além do banho de cachoeira, essa atração também possui atividades como trilhas, com paradas para banho, e descida de rapel (para os mais corajosos).
Outros atrativos de Bodoquena que vale a pena visitar são:
- Cachoeira Buraco do Macaco;
- Cachoeira Serra da Bodoquena;
- Refúgio Canaã;
- Eco Serrana Park;
- Cânion do Rio Salobra.
6. Miranda
Miranda é uma das cidades mais conhecidas do Pantanal brasileiro, que também reserva bastante história aos seus visitantes.
Inclusive, recomendamos visitar a antiga Estação Ferroviária do município e conhecer mais sobre a história ferroviária da região a partir dos itens guardados em seu museu.
Outros atrativos imperdíveis de Miranda são:
- Parque Nacional
- Fazenda San Francisco
- Refúgio Ecológico Caiman
- Encontro dos rios Salobra e Miranda
7. Pantanal
Para além de Miranda, o bioma do Pantanal também está presente em outras cidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul — e até mesmo em territórios estrangeiros, como na Argentina e Bolívia.
As principais cidades para explorar a região pantaneira são:
- Barão de Melgaço (MT);
- Poconé (MT);
- Porto Jofre (MT);
- Corumbá (MS);
- Coxim (MS);
- Aquidauana (MS);
- Rio Verde de Mato Grosso (MS).
Inclusive, o período entre julho e outubro é o melhor para conhecer o Pantanal, pois o clima está ameno e a temporada é de seca, com poucas chuvas.
O que fazer em Bonito MS e região no mês de outubro?
Devido às poucas chuvas do mês de outubro, as águas dos rios ficam mais cristalinas e não muito cheias, tornando o cenário ideal para atividades como flutuação ou banho nos balneários.
Além disso, as trilhas ecológicas ficam mais seguras, permitindo que você conheça de perto todas as belezas que Bonito tem a oferecer.
Então, se está buscando um local para curtir os feriados do mês de outubro, escolha o melhor destino de ecoturismo do Brasil.
Para ter uma viagem mais tranquila, organize seu roteiro com antecedência, escolhendo quais atrações irá aproveitar — até porque, serão poucos dias de viagem.
Nesse caso, não esqueça de incluir em seu roteiro a Nascente Azul, um complexo de ecoturismo que oferece as principais atividades da região, como a flutuação, aventura e mix de atividades no Balneário.
Não deixe de visitar também o primeiro museu subaquático de água doce do mundo e a exposição CICLOS, que explora de forma crítica as dinâmicas presentes na relação da humanidade com a natureza.
Escolha uma agência de turismo e monte sua programação para passar o mês de outubro em Bonito!