Foto da capa: Christian Gaston Rizzi | @christianrizzi
Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são basicamente a mesma cidade, separados apenas por uma fronteira seca que divide também os países.
Enquanto muitos brasileiros atravessam essa divisa para realizar compras e explorar as belezas da cidade paraguaia, alguns paraguaios procuram por locais aqui no Brasil para poder relaxar e se conectar com a natureza.
Se esse for seu caso, venha conosco! Saiba quais destinos de natureza te esperam para além de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e tenha uma ótima experiência no Brasil.
Aproveite a leitura!
Qual a cidade brasileira que faz divisa com Pedro Juan Caballero?
A cidade brasileira que faz divisa com Pedro Juan Caballero é Ponta Porã, localizada no Mato Grosso do Sul.
Inclusive, esse é um destino comum para brasileiros que desejam atravessar a fronteira e fazer compras no Paraguai, como também é usado pelos paraguaios que desejam visitar o país vizinho.
Contudo, como o local não possui muitos atrativos turísticos, a maioria continua sua viagem em direção a outras cidades.
Qual é a cidade mais próxima do Paraguai?
Além de Ponta Porã, outras cidades brasileiras próximas do Paraguai são Foz do Iguaçu, localizada no Paraná, e Corumbá, também do Mato Grosso do Sul.
Do Paraguai ao Mato Grosso do Sul: o que mais vale a pena visitar?
Ao atravessar a fronteira seca entre os países, quem vem do Paraguai chega diretamente ao estado do Mato Grosso do Sul.
Famoso por abrigar o menor, mas um dos mais bonitos, biomas do país, esse estado também resguarda incríveis destinos de natureza, repletos de atividades, paisagens exuberantes e ecossistemas únicos.
Conheça abaixo as principais cidades que você deve visitar durante sua visita ao Brasil!
Bonito
Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil, conhecido como o oásis da região devido seus rios com águas cristalinas e paisagens verdes exuberantes.
Além disso, seus visitantes podem realizar inúmeras atividades de natureza, explorando e conhecendo de perto todo ecossistema que habita as áreas preservadas pelos complexos de ecoturismo.
As principais atividades são:
- Trilhas;
- Tirolesas;
- Flutuações;
- Mergulhos;
- Balneários.
Bonito também é conhecido por sua acessibilidade, garantindo diversão e muita aventura para crianças, idosos e até mesmo pessoas com deficiência, como a trilha acessível da Nascente Azul.
Jardim
Jardim é outro destino de ecoturismo popular da região, que fica localizado há menos de 1 hora de distância de Bonito. Por isso, não deixe de incluir esse local em seu roteiro!
O Buraco das Araras é um dos principais atrativos de Jardim MS. Retirado de Buraco das Araras.
A proximidade entre as cidades não é o único motivo, afinal, em Jardim você também pode realizar incríveis atividades de natureza, bem como admirar as famosas araras azuis, no Buraco das Araras.
Outras atrações imperdíveis do local são:
- Lagoa Misteriosa;
- Recanto Ecológico Rio da Prata;
- Balneário Jardim Ecopark;
- Balneário do Assis.
Bodoquena
Bodoquena é o lar da famosa Cachoeira Boca da Onça, uma queda d’água de 156 metros de altura, localizada no cânion do cristalino Rio Salobra.
Além de se conectar com a natureza e admirar essa paisagem magnífica, os visitantes também podem realizar atividades como trilhas, banhos em outras cachoeiras e rapel — para quem busca adicionar mais adrenalina na viagem.
Além da Boca da Onça, Bodoquena também reserva esses atrativos:
- Buraco do Macaco;
- Cachoeira do Fantasma;
- Refúgio Canaã;
- Parque Nacional da Serra da Bodoquena;
- Poço da Lontra.
Pantanal
O Pantanal é um dos menores biomas do Brasil, mas também um dos mais bonitos!
Lar de várias espécies de animais e conhecido por seu céu alaranjado e plantações inundadas, a região merece fazer parte do seu roteiro de viagem pelo Mato Grosso do Sul.
As principais cidades do Pantanal são Miranda, Aquidauana e Corumbá, nas quais é possível não apenas admirar a paisagem da região, como também realizar essas atividades:
- Pescaria;
- Safári;
- Focagem noturna;
- Passeios a cavalo;
- Passeios de barco;
- Conhecer o Museu de História do Pantanal;
- Atravessar a Estrada Parque do Pantanal.
Quantos dias ficar no Brasil?
Para conseguir aproveitar pelo menos as principais atividades dos destinos acima, recomendamos que você fique no mínimo uma semana no Brasil.
Dessa forma, será possível conhecer mais de um destino — que fica a poucas horas de distância um do outro — e desvendar ao máximo as belezas e mistérios do Mato Grosso do Sul.
Por outro lado, em viagens mais longas, você poderá incluir outras cidades em seu roteiro e até mesmo desvendar locais para além desse estado.
Então, se for possível, reserve um período maior para explorar nosso país!
Como reservar passeios, hotéis e pousadas na região?
Outra vantagem da região pantaneira e dos destinos apresentados anteriormente é que estes podem ser visitados o ano todo, ainda que proporcionem diferentes experiências.
Por exemplo, durante o inverno em Bonito você garante águas ainda mais cristalinas e tempo seco para trilhas, enquanto no verão os rios estão mais cheios.
Com isso, esses destinos acabam atraindo muitos turistas durante todas as estações do ano. Assim, quem não se prepara com antecedência pode perder tempo em filas ou até mesmo não conseguir ingresso.
Nesse caso, recomendamos que você planeje seu roteiro e compre seus ingressos antes, em uma das agências de turismo da região!
A segurança do serviço online prestado por essas empresas é garantido não apenas pelos antigos (e normalmente rotineiros) clientes, como também pelos complexos de ecoturismo que fazem parcerias com elas.
A Nascente Azul é um desses complexos, que comercializa os ingressos das suas atrações através de agências de turismo mais reconhecidas e confiáveis de Bonito!