O turismo em família é uma excelente oportunidade de se conectar com seus familiares e viver momentos inesquecíveis!
Contudo, para que essa experiência seja agradável, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente referentes ao destino adequado para essa viagem.
Quer saber como organizar seu turismo em família com tranquilidade? Continue conosco nesse conteúdo e descubra dicas que vão te ajudar!
Destinos de turismo em família
A viagem em família não precisa ser um desafio! Conheça abaixo destinos que oferecem atividades para todas as idades se divertir bastante durante o passeio:
1. Bonito
O melhor destino de ecoturismo do Brasil também é excelente para o turismo em família, afinal, no local você encontra passeios e atrações para crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos com baixa mobilidade.
Por exemplo, na Nascente Azul existem trilhas adaptadas para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.
Além disso, no complexo, crianças a partir de 4 anos podem participar da flutuação com a família ou simplesmente aproveitar uma das atividades do circuito multiaventura do Balneário.
Em Bonito também é possível realizar outros passeios, os quais irão proporcionar uma experiência inesquecível para seu turismo em família.
2. Bodoquena
Em Bodoquena, você e sua família poderão viver incríveis aventuras, explorando a Cachoeira Boca da Onça, uma queda de 156 metros de altura. Os mais corajosos também podem realizar o rapel.
A Cachoeira Boca da Onça é a principal atração turística de Bodoquena. Retirado de Boca da Onça.
Além dessa famosa queda d’água, o local abriga também a Cachoeira Buraco do Macaco, a Cachoeira do Fantasma e a Cachoeira Serra Da Bodoquena.
Durante sua visita ao destino, vocês também podem tomar banho no Rio Salobra ou simplesmente se desconectar de tudo (inclusive da internet) no Refúgio Canaã.
3. Jardim
Há menos de uma hora de distância de Bonito está o município de Jardim, um destino de turismo em família bastante procurado por quem deseja se conectar com a natureza.
No local, é possível mergulhar na famosa Lagoa Misteriosa ou fazer uma flutuação no Rio da Prata. Além disso, existem alguns balneários na região, para vocês passarem o dia relaxando.
Não deixe de levar os pequenos para conhecer as araras e outras aves que vivem no Buraco das Araras.
4. Aquidauana
A Estrada Parque de Piraputanga é uma das principais atrações turísticas de Aquidauana.
Ao longo dos seus 42 km de extensão, os visitantes podem explorar a paisagem natural da região e realizar como rapel, rafting e pesca. Nesta rota você também encontra sítios arqueológicos.
Além disso, em Aquidauana também é possível realizar a observação de aves, caminhar pelo Morro do Paxixi e ainda conhecer de perto as belezas do Pantanal.
5. Pantanal
Falando em Pantanal, esse vem se tornando um ótimo destino para o turismo em família, proporcionando momentos inesquecíveis.
Afinal, os pequenos têm a oportunidade de conhecer animais silvestres, como capivara, jacaré e até mesmo a onça-pintada!
Essa experiência pode ser vivenciada em atividades como o Safári Fotográfico, a canoagem, o passeio a cavalo e a focagem noturna.
Dicas para curtir uma viagem em família
Agora que você já conhece destinos perfeitos para seu turismo em família, descubra algumas dicas que vão te ajudar a ter uma boa experiência — inclusive, viajando com crianças!
1. Planeje com antecedência
O planejamento é fundamental para todas as viagens, principalmente em família. Afinal, é preciso combinar datas disponíveis para todos, meios de transporte adequados (carro ou avião), acomodações com estrutura…
Além disso, dependendo do tamanho da sua família, o valor dessa viagem poderá ficar mais caro.
Contudo, ao contratar pacotes com antecedência, você tem mais chances de conseguir descontos ou até mesmo encontrar uma super promoção.
2. Escolha um destino familiar
O destino perfeito para o turismo em família é aquele que oferece opções de entretenimento para todos os envolvidos no planejamento.
Então, se você for viajar com crianças, não esqueça de conferir se o local escolhido possui atividades adequadas para elas — caso contrário, ninguém poderá aproveitar o momento.
Além disso, fique atento a outros fatores, como acomodações, formas de locomoção no local, refeições… e demais fatores que podem impactar o conforto dos seus familiares.
3. Envolva toda a família
Não planeje tudo sozinho! Chame todos os seus familiares que irão participar da viagem para ajudar a escolher o destino, hospedagem e até mesmo as datas.
Transforme essa experiência em um momento em família desde a etapa de planejamento, considerando a opinião de todos e tentando equilibrar os desejos.
Inclusive, ao envolver as crianças na organização, é possível aumentar o senso de responsabilidade delas e ainda ensiná-las dicas de planejamento, que serão úteis futuramente.
E claro: elas vão amar sentir que estão participando das escolhas da família!
4. Esteja preparado para emergências
Durante uma viagem, problemas podem acontecer, especialmente ao viajar com crianças ou pessoas mais velhas.
Portanto, esteja preparado para essas emergências, por exemplo, tendo remédios em locais de fácil acesso, papel higiênico, documentos e demais objetos que possam ser necessários.
No caso das crianças, garanta que elas memorizem o número de telefone dos pais ou tenham em mãos cartões com esses dados para elas levarem sempre que forem sair, ainda que estejam acompanhados.
5. Faça um checklist
Planejar uma viagem de turismo em família envolve muitas etapas, não é mesmo?
Para não esquecer nada, faça um checklist, anotando tudo que você precisa comprar, agendar, reservar ou arrumar, como as malas.
Além disso, compartilhe esse checklist com seus familiares e peça que eles confiram se tudo foi realmente realizado a tempo da viagem.
Férias em família, afinal, aonde ir?
Se você está buscando um destino de natureza para o turismo em família, o melhor é Bonito!
Além de possuir inúmeras atividades de aventura e paisagens naturais exuberantes, o local também é adaptado para receber pessoas de todas as idades.
Dessa forma, todos os seus familiares poderão se divertir bastante durante a viagem — isso sem abdicar da segurança, dado que as atividades são feitas com equipamentos e acompanhadas de profissionais treinados.
Durante sua visita, não deixe de conhecer a Nascente Azul, um complexo de ecoturismo completo.
Conheça nossas atividades e saiba mais.