Bonito e a Nascente Azul, um dos principais atrativos da capital brasileira do ecoturismo, foram destaques da edição de 30 de março do Esporte Espetacular, o mais tradicional programa esportivo da TV Globo. Fernando Fernandes, que estreou como novo apresentador do dominical, e a ex-atleta olímpica Lais Souza fizeram uma visita à Nascente Azul, onde gravaram uma matéria especial para o programa, com foco em acessibilidade.
Fernando Fernandes e Lais Souza flutuam na Nascente Azul em quadro do Esporte Espetacular (TV Globo)
Durante as gravações, a dupla pôde realizar a flutuação na Nascente Azul, atividade totalmente estruturada para pessoas com mobilidade reduzida. A Nascente Azul tem um genuíno compromisso com a acessibilidade, para que todas as pessoas tenham o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza. Assim, as instalações do atrativo são projetadas para proporcionar segurança e conforto aos visitantes, independentemente da idade ou de limitações físicas.
“A Nascente Azul é um lugar especial, maravilhoso. Essa oportunidade de não só fazer a flutuação, mas poder curtir uma apneia, curtir no meio da natureza. Sentir tudo o que a natureza pode te proporcionar, a beleza, a intensidade e o silêncio”, elogiou Fernando Fernandes após sua experiência na Nascente Azul.
Fernando Fernandes (Esporte Espetacular) na Nascente Azul
A estrutura acessível da Nascente Azul apresenta trilha tátil, rampas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas, cadeira anfíbia, carro de apoio, decks acessíveis, sanitários adaptados e equipe treinada. Durante a atividade de flutuação, guias e monitores capacitados estão disponíveis para acompanhar os visitantes que precisam de atenção especial.
Em outubro de 2023, a Nascente Azul recebeu um grupo da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul) para uma visita técnica do programa Turismo Acessível. Na ocasião, as experiências e a estrutura de acessibilidade oferecidas pela Nascente Azul foram aprovadas pelos representantes da Secretaria, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONSEP/MS), da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.
Confira a matéria completa do Esporte Espetacular: globoplay.globo.com
Fonte: Assimptur