Você já conhece Aquidauana?
Esse é um dos principais destinos de ecoturismo do Mato Grosso do Sul e uma ótima opção para quem deseja se conectar com a natureza e ainda viver aventuras inesquecíveis.
Com paisagens exuberantes e uma rica biodiversidade, Aquidauana merece estar presente em seu roteiro de viagem pelo estado. Continue lendo e saiba o que te espera nesse local!
Parque de Piraputanga: rota internacional de turismo em Aquidauana
A Estrada Parque de Piraputanga contém 42 km de extensão e é um dos destinos de turismo e aventuras de Mato Grosso do Sul.
Localizada há apenas 100 km de Campo Grande, capital do estado, a estrada ecológica possui lindas paisagens naturais, que podem ser exploradas pelos visitantes através de trilhas, escaladas e passeios de bicicleta.
Além disso, ao longo dessa extensão, é possível realizar atividades como rapel, rafting, pesca e ainda conhecer sítios arqueológicos.
A rota da Estrada Parque de Piraputanga conecta os distritos de Piraputanga e Camisão, em Aquidauana, e se tornou um destino internacional para quem deseja se conectar com a natureza e explorar sua biodiversidade.
Inclusive, é esperado a abertura de novos empreendimentos ao longo da estrada, como hospedagens, para proporcionar ainda mais conforto a quem é atraído pelas belezas da região.
Casa de Rubens Correa: cultura e turismo
Rubens Corrêa foi um grande ator de televisão, cinema e teatro, nascido em 1931 em Aquidauana, de onde saiu anos após a morte do seu pai para se formar como ator e começar sua carreira no Rio de Janeiro.
Contudo, a residência da sua família continuou erguida no mesmo lugar, mesmo depois do crescimento e expansão da cidade.
Como atraia a curiosidade de moradores e turistas, a prefeitura de Aquidauana decidiu comprar o imóvel e mantê-lo conservado, instalando no local a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Dessa forma, após sua restauração, o espaço estará aberto para visitação de quem desejar conhecer o imóvel que parece até mesmo um palácio e carrega grande parte da história do local, dado que o avô de Rubens Corrêa foi um dos fundadores do município.
Morro do Paxixi em Camisão: turismo fora de centros urbanos
O Morro do Paxixi é um dos cartões-postais do estado, que pode ser explorado tanto de carro, por seus caminhos de terra, como também a pé, em trilhas exclusivas para caminhadas.
O morro tem 700 metros de altura e mesmo que sua visão de baixo seja deslumbrante — com as árvores e bambuzais — a melhor parte da experiência é subir no mirante e admirar do alto a vista.
Inclusive, como a trilha é bem tranquila, várias famílias incluem esse passeio em seus roteiros de viagem, garantindo registros inesquecíveis.
Pantanal de Aquidauana: atração para biólogos internacionais
O Pantanal é um dos biomas brasileiros que está presente apenas em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Entre as cidades sul-mato-grossenses que abrigam esse bioma está Aquidauana, que recebe vários turistas interessados em conhecer e explorar as belezas naturais do Pantanal.
Além de visitantes, a região também atrai biólogos que desejam conhecer de perto as centenas de espécies de peixes, aves, répteis e mamíferos que vivem no bioma.
Algumas atividades que você pode realizar no Pantanal de Aquidauana são:
- Safári Fotográfico;
- Canoagem;
- Passeio a cavalo;
- Focagem noturna.
Observação de aves
A cidade de Aquidauana é o lar de 389 espécies de aves, o que vem atraindo vários observadores de aves para a região, tanto para a área do Pantanal, como também para o distrito de Piraputanga.
Inclusive, o local sediou em maio de 2023 a primeira edição do Pantanal Vez, um evento organizado pelo Instituto Morro Azul em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, com o objetivo de promover a observação de aves como atividade de ecoturismo.
Contudo, além do período do evento, os observadores também podem explorar a região e conhecer as lindas espécies que vivem por lá, como o gavião-preto, a viuvinha e o papagaio-verdadeiro.
Outros destinos turísticos no Mato Grosso do Sul
Ainda que Aquidauana seja um ótimo destino de natureza para quem deseja explorar as belezas e paisagens naturais, esta não é a única opção do Mato Grosso do Sul.
Na verdade, o estado também possui outras cidades que devem ser visitadas pelos amantes de ecoturismo, incluindo um dos lugares mais bonitos do Brasil… Veja abaixo!
Bonito
Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil, não apenas devido às suas belezas naturais e rico ecossistema, como também pela diversidade de atrações e atividades de aventuras que podem ser realizadas.Por exemplo, no local você pode fazer trilhas, flutuações, mergulhos e muitas outras!
As principais atrações de Bonito são:
- Gruta do Lago Azul;
- Rio da Prata;
- Rio Sucuri;
- Gruta de São Miguel;
- Abismo Anhumas;
- Parque das Cachoeiras;
- Nascente Azul.
Inclusive, na Nascente Azul você pode realizar as principais atividades de natureza da região e ainda conhecer o primeiro museu subaquático de água doce do mundo!
Jardim
Jardim é outra opção popular de ecoturismo, localizado há menos de 1 hora de distância de Bonito. Assim, normalmente esses são destinos complementares, proporcionando uma experiência completa aos turistas.
A sua principal atração é a Lagoa Misteriosa, uma caverna inundada de profundidade desconhecida — até agora, foram descobertos apenas 220 metros. No local, você pode realizar mergulhos para explorar as espécies que se abrigam ali.
Outra atração imperdível é o Buraco das Araras, lar de mais de 160 espécies de aves, incluindo a arara-azul.
Bodoquena
Conhecida como a Cidade Serrana, Bodoquena também oferece ótimas atividades e atrações de ecoturismo, incluindo a Cachoeira Boca da Onça, uma das mais famosas da região.
A queda d’água possui 156 metros de alturas, que os visitantes podem explorar através de trilhas e caminhadas, bem como praticar rapel.
Além da Cachoeira Boca da Onça, você pode conhecer em Bodoquena a cachoeira do Fantasma, a cachoeira Buraco do Macaco, o córrego azul e o Refúgio Canaã.
Miranda
Assim como Aquidauana, Miranda também é procurada por quem deseja conhecer de perto as belezas do Pantanal. Afinal, o bioma percorre pela cidade, que é um dos principais pontos turísticos da região.
Além dos famosos safáris fotográficos, seus visitantes também podem conhecer o encontro dos rios Salobra e Miranda.
O Parque Nacional do Pantanal é outra atração obrigatória da cidade, voltado a preservar e proteger todo o ecossistema do bioma pantaneiro. Inclusive, o local recebeu os títulos de “Reserva da Biosfera” e “Patrimônio Natural Mundial” da UNESCO.Inclua Bonito em seu roteiro de viagem durante sua visita a Aquidauana e conte com nossas agências de turismo para organizar suas atividades!