Pensando em conhecer o município de Bodoquena? Que tal incrementar seu roteiro com um destino vizinho e fazer mais passeios emocionantes na sua viagem?
As duas cidades refletem a beleza natural da região, composta por ampla mata, rios cristalinos, cachoeiras e uma biodiversidade incrível. Então, acompanhe conosco como você pode aproveitar melhor seu passeio incluindo as maravilhas de Bonito a sua visita a Bodoquena!
Onde fica Bodoquena e Bonito
Tanto Bodoquena quanto Bonito são cidades do Mato Grosso do Sul. Portanto, estão localizadas na região Centro-Oeste do país.
Dessa maneira, estes são dois destinos de natureza, onde o ecoturismo é o principal atrativo. Assim, oferecem várias atividades em contato com o meio ambiente. Segundo informações do próprio estado do MS, a região conta com mais de 40 atrativos. Todos com maravilhas surpreendentes, cercados por uma fauna e flora amplamente diversificadas.
Os municípios estão localizados na região do Pantanal sul-mato-grossense. Desse modo, possuem um ecossistema bastante rico. De acordo com os registros, são 264 espécies de peixes, 652 de aves, 102 de mamíferos, 177 de répteis e 40 de anfíbios, bem como 1.100 espécies de borboletas. Essa fauna é típica do cerrado com influências amazônicas.
Além disso, a região é povoada por várias aves. As araras azuis e vermelhas são exemplos de espécies raras que sobrevoam o local.
Bonito: o melhor destino do ecoturismo no Brasil
A cidade de Bonito se destaca por ser considerada a melhor do ecoturismo brasileiro, de acordo com os próprios visitantes. Bonito recebeu por 16 vezes o prêmio “Melhor Destino de Ecoturismo”, da revista Viagem e Turismo. O prêmio considera a opinião de turistas, então, reflete a experiência de quem já visitou a cidade.
Assim, além de ótima estrutura e acessibilidade, a cidade também oferece as melhores flutuações, mergulhos e passeios naturais da região. Portanto, Bonito se mantém como melhor para a prática do ecoturismo devido ao seu forte comprometimento com a preservação ambiental.
Só para exemplificar, a Nascente Azul, um dos principais atrativos da cidade, possui um extenso trabalho de recuperação ambiental. Há mais de 10 anos, o atrativo faz um trabalho de:
- Reflorestamento;
- Recuperação e conservação do solo e da água;
- Amplificação das áreas de reserva ambiental;
- Recuperação da cachoeira de tufas calcárias;
- E muito mais.
Assim, o local mantém uma beleza natural única. Desse modo, visitar Bonito durante um passeio a Bodoquena é uma oportunidade de ter contato com vários passeios em cenários paradisíacos. Afinal, as cidades são vizinhas e você consegue mesclar as atividades durante sua estadia. Sem dúvida, dessa maneira sua experiência será mais completa!
Bodoquena a Bonito
A viagem de Bodoquena a Bonito é de aproximadamente 1 hora de carro.
Mas, o acesso é simples, tranquilo e seguro, via MS-178. As estradas também são bem sinalizadas e oferecem boas condições de transito.
Como ir
Pela via MS-178, de Bodoquena:
Siga na direção oeste na Av. Manoel R. Oliveira em direção à R. 13 de Maio. Ao chegar à rotatória, pegue a 3ª saída para a MS-178. Então, continue em frente para permanecer na MS-178.
Na próxima rotatória, pegue a 2ª saída para a MS-178/MS-382. Em seguida, vire à direita na R. Olívio Jaques. Depois, vire à esquerda na 1ª rua transversal para R. das Flores. Finalmente, vire à esquerda na R. Vinte e Nove de Maio e você chegará á entrada de Bonito.
Visualize a rota no Google Maps.
O que fazer
Agora, chegamos à melhor parte: o que fazer em Bodoquena e Bonito MS. Confira as melhores atrações:
Flutuação
A flutuação é uma atividade simples, que até crianças a partir de 4 anos podem realizar. O passeio começa com uma trilha leve pela mata ciliar. Dessa forma, você pode ir observando paisagens repletas de verde, aves e animais nativos.
Em seguida, ao chegar à água, o participante flutua e entra em contato com vários peixes e plantas aquáticas. Sente só a experiência!
Mergulho
O mergulho também é uma atividade de fácil acesso bem como simples. Aliás, até crianças a partir de 10 anos podem participar. Nessa experiência, você vai mais fundo nas maravilhas aquáticas dessa região rica em peixes e plantas subaquáticas. Sendo assim, vai se sentir percorrendo trilhas debaixo d’água. Olha só como é!
Balneário
O balneário é uma estrutura de lazer e contemplação em rio ou lago. Quando em lago, a experiência é mais tranquila e segura. Assim, as crianças podem nadar em águas rasinhas e correntes. Este é o caso do balneário da Nascente Azul em Bonito MS. Além disso, aqui na Nascente Azul, você tem dezenas de opções de lazer junto com a estrutura em um lago de águas cristalinas. Assim, tem atrações para toda família.
Dica especial: comprando Flutuação ou Mergulho da Nascente Azul, você ganha acesso gratuito ao balneário local. Desse modo, pode passar o restante do dia relaxando e se divertindo.
Aventuras
O ecoturismo tem também espaço para muita aventura. Se você quer mais emoção no seu roteiro, não deixe de experimentar ainda uma descida de Tirolesa, por exemplo.
A Nascente Azul, em Bonito, tem duas plataformas incríveis de adventure. A saber: a Tirolesa e o Pêndulo Humano. Assim, você pode viver momentos mais radicais desafiando a gravidade no Pêndulo Humano. Ou, ter a melhor vista da região pela Tirolesa.
Cachoeiras
Tanto Bonito quanto Bodoquena são destinos de muita água. Não apenas isso, mas acima de tudo de águas cristalinas! Por isso, além de flutuações, vale a pena fazer um passeio pelas principais cachoeiras da região.
Estando em Bodoquena uma delas é Cachoeiras Serra da Bodoquena. E outra opção é a Cachoeira Boca da Onça — a maior queda d’água do MS! Além de um passeio de trilha e banho de cachoeira, na Boca da Onça você também tem a oportunidade de fazer rapel.
Roteiro Bodoquena + Bonito 5 dias
Confira agora uma dica perfeita de roteiro unindo os dois destinos:
Dia 1: Check-in
Chegada ao destino e acomodação na hospedagem escolhida.
Dia 2 – Manhã: Cachoeiras Serra da Bodoquena
Trata-se de um passeio leve e acessível por trilhas integradas a decks para vários pontos das cachoeiras. O atrativo possui uma grande área de banho com cadeiras para descanso e várias opções de lazer.
Dia 2 – Tarde: Cachoeiras Boca da Onça
Se você está em Bodoquena, não perca a chance de conhecer a maior cachoeira do MS! O passeio também começa com uma trilha com paradas para banho nas piscinas naturais formadas pela queda d’água. Se for mais aventureiro, conheça ainda o rapel dentro do atrativo!
Dia 3 – Manhã: Flutuação Nascente Azul
Aproveite então o melhor de Bonito por meio de uma experiência completa de flutuação. A flutuação da Nascente Azul ocorre em águas com um tom azul incrível devido à incidência do sol. Além disso, o passeio é 100% aproveitado, pois dentro dele você pode ir de uma atividade a outra sem necessidade de transfer.
Dia 3 – Tarde: Balneário Nascente Azul
Como já mencionado anteriormente, comprando a flutuação na Nascente Azul, você ganha acesso ao balneário do atrativo.
Assim, pode passar o restante do dia se divertindo e relaxando em meio a uma paisagem paradisíaca. Além da Praia de Água Doce, o balneário inclui dezenas de atividades. Entre elas:
- Cascata
- Capela ecumênica
- Circuito Multi-Aventura
- Tirolesa Aquática
- Piscina Ecológica
- Trilhas
- Balanço das Cachoeiras
- Mirante da Arara
- Decks Aquáticos
- E mais!
Dia 4 – Manhã: Parque das Cachoeiras
O Parque das Cachoeiras está a caminho de Bonito MS, em plena MS-178. Então, vale ainda passar a manhã neste atrativo para depois seguir para Bonito MS. O Parque das Cachoeiras tem 7 cachoeiras inesquecíveis e um espaço amplo repleto de fauna e flora ricas. Logo, é um excelente lugar para relaxar e se refrescar!
Dia 4 – Tarde: Aventura Nascente Azul + Balneário Nascente Azul
Prossiga até Bonito e viva mais emoções no seu dia com as aventuras da Nascente Azul! Dessa forma, você pode combinar a adrenalina da Tirolesa com a experiência radical do Pêndulo Humano.
Passar o restante do dia relaxando depois de se aventurar vai ser ainda melhor. Então, compre junto com a sua aventura o passeio de balneário da Nascente Azul e tenha maior aproveitamento do seu dia. O atrativo conta com restaurante e bar, vestiário e sanitários para sua maior comodidade. Portanto, tem tudo o que você precisa para curtir ao máximo sua visita.
Dia 5: Preparativos finais e check-out
O último dia é basicamente para os preparativos finais para o retorno. Você vai querer voltar e fazer um novo roteiro perfeito nesta região maravilhosa. Pode apostar!
Conheça o melhor de Bodoquena e Bonito!
Como você viu até aqui, Bodoquena e Bonito são melhores juntos! Bonito é destaque na região e unindo as duas cidades no seu roteiro você poderá viver experiências completas.
A flutuação e o mergulho são os passeios mais procurados em Bonito. Por isso, não deixe de conferir! Nesse sentido, a Nascente Azul é um dos atrativos mais bem avaliados em Bonito. O lugar contempla várias atrações, representando o melhor custo-benefício. Além de flutuação e mergulho, o local oferece balneário e aventuras. Portanto, dá para curtir um dia inteiro de atrações. Então, gostou das dicas do nosso roteiro de Bodoquena a Bonito? Se sim, compartilhe com seus parceiros de viagem e venha viver essas maravilhas!