Bonito realmente faz jus ao seu nome, oferecendo um tesouro de maravilhas naturais e aventuras ao ar livre. Da encantadora Gruta do Lago Azul ao emocionante rapel no Abismo Anhumas, a região mostra a beleza e a diversidade do rico ecossistema do Brasil.
Eleita dezenas de vezes como o melhor destino do Brasil para ecoturismo pela revista Veja, a região é famosa por seus rios cristalinos, floresta tropical, impressionantes cavernas subterrâneas e aquários naturais. Cachoeiras e grutas também fazem parte da paisagem.
Bonito é uma cidade pequena, com cerca de 22 mil habitantes, localizada a 315 quilômetros de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.
Bonito é ainda acompanhada de cidades vizinhas atrativas como Jardim e Bodoquena, que também recebem visitas de turistas com passeios complementares para aqueles que ficam mais tempo na região.
A cidade já tem boas opções de voos diretos, que partem desde Campinas, São Paulo. Uma ótima opção para saltar as horas de conexão em Campo Grande. Os turistas brasileiros provêm de diversas partes, sendo maioritariamente de São Paulo, seguidos dos visitantes de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Londrina e Porto Alegre, de acordo com um relatório da Nascente Azul.
Em julho está a estação seca com um clima relativamente ensolarado. As temperaturas durante esse período variam de 15 a 25°C, proporcionando condições confortáveis para as inúmeras atividades ao ar livre que a região oferece.
Motivos para visitar em julho
Na estação seca, que vai de maio a setembro, quase não há chuvas, garantindo excelente a visibilidade para mergulhar, nadar e flutuar nos rios cristalinos, e conhecer as cavernas.
O mês de julho, considerado de alta temporada, oferece ainda oportunidade de imersão na natureza, como a observação de pássaros. A região está repleta de tucanos, araras, papagaios e inúmeras outras espécies.
Mas vale ressaltar que, mesmo na estação chuvosa, as atrações permanecem acessíveis, e muitos passeios e atividades funcionam o ano todo. A verdade é que vale a pena conhecer Bonito em qualquer época do ano.
A Nascente Azul oferece visitas ao Museu Subaquático de Bonito, atividades de tirolesa e pêndulo, flutuação, e contemplação por meio de trilhas entre as paisagens locais. Sempre com a responsabilidade em torno da conservação dos rios e nascentes da região.
Atividades conscientes
As cachoeiras, flutuações, visitas a grutas, boia cross, mergulho e bote estão entre as atrações mais procuradas pelos turistas que vão para Bonito.
Todas estas atividades são encontradas nos diferentes balneários que ficam na região como o da Nascente Azul, Eco Park Porto da Ilha, Bosque das Águas, Balneário do Sol, entre outros.
Para um turismo que respeite a preservação das suas maravilhas naturais, escolha sempre por visitas guiadas que mostram as práticas agrícolas sustentáveis, agricultura orgânica e o compromisso da região com a conservação do equilíbrio ecológico.
O turismo sustentável e iniciativas que apoiam a preservação do meio ambiente são fortes características incorporadas em cada espaço da Nascente Azul, por exemplo.
O que fazer em Bonito MS em Julho? Cinco lugares mais visitados
Bonito possui cerca de 40 atrativos, todos relacionados de alguma forma à natureza. Mas, aproximadamente 90% dessas atrações são em água. Afinal, um dos diferenciais da cidade é sua variedade de recursos hídricos com transparência incomparável.
Cada aventura em Bonito é um convite para se conectar com as paisagens cativantes. Caminhar por trilhas, explorar cavernas e encontrar vida selvagem diversificada são apenas algumas das muitas possibilidades de conhecer e vivenciar a região. Conheça os 5 lugares mais visitados em bonito em Julho:
- Gruta do Lago Azul: um fascinante sistema de cavernas que exibe um lago subterrâneo de águas azuis vibrantes. A visão da água translúcida é inspiradora e proporciona aos visitantes com uma experiência inesquecível.
- Estância Mimosa: este destino oferece uma experiência incrível com várias cachoeiras e piscinas naturais ao longo de sua trilha, você pode nadar e relaxar no cenário natural intocado.
- Grutas de São Miguel: esta aventura subterrânea te leva para um labirinto de cavernas de calcário interconectadas com impressionantes formações rochosas. Durante a visita, os turistas ainda aprendem sobre o significado geológico e histórico das cavernas.
- Abismo Anhumas: este rapel acontece em um abismo de 72 metros em um lago subterrâneo cercado por impressionantes formações rochosas. Snorkeling e mergulho também são opções de explorar o mundo subaquático neste cenário espetacular.
- Boca da Onça: a visita a esta área inclui uma caminhada guiada pela floresta exuberante, testemunhando uma impressionante série de cachoeiras ao longo do caminho. O destaque é a cachoeira Boca da Onça, que desce impressionantes 156 metros em uma piscina natural, o maior rapel do Brasil.
Atrativos da cidade
Desvendar Bonito vai além de seus encantos naturais. A cidade também oferece uma variedade de atividades urbanas que complementam a experiência turística, desde conhecer a cultura até se deliciar com uma culinária deliciosa.
E devido à época de férias escolares, julho é um mês que oferece muitas opções para os turistas como festivais ou apresentações nos entornos da Praça da Liberdade, no centro de Bonito.
Nos mercados e lojas locais, o turista encontra artesanatos exclusivos e produtos produzidos localmente, como renda, artigos de couro e outras criações artesanais que refletem a herança cultural da região.
Além disso, a cidade de Bonito possui diversos restaurantes que oferecem a oportunidade de saborear os pratos tradicionais brasileiros com especialidades regionais, como as receitas de peixes, como pacu e pintado, ou um tradicional churrasco brasileiro.
São muitas as atrações as quais podemos constatar que Bonito é o lugar que oferece experiências inesquecíveis para os entusiastas da natureza e da cultura. Confira os detalhes das atividades, aqui.
Bonito MS é bom para crianças?
Já deu para perceber que Bonito possui várias atrações para todas as idades, não é? Nesse sentido, sim, tem muita atividade para a criançada. O melhor de tudo é poder reintegrar os pequenos à natureza. Proporcioná-los um tempo fora dos ambientes digitais, bem como uma nova experiência, repleta de ar puro.
Isso é ótimo para a saúde física e mental de crianças e também de adolescentes. Assim, é uma forma de se divertir e ainda aumentar os níveis de Vitamina D, por exemplo. Além de exercitar o corpo, reduzir o estresse e o sedentarismo.
Finalmente, as crianças têm todo o suporte dos guias e os passeios incluem salva-vidas. A estrutura dos atrativos é adequada e acessível aos pequenos. Sobretudo, em locais como a Nascente Azul, que possui águas mansinhas e passeios para todas as idades.
Portanto, não vai faltar lazer, comodidade e segurança para você e seus filhos. Pode vir a Bonito em Julho que todos vão conseguir aproveitar!
Qual a melhor época para ir para Bonito MS?
Bonito é lindo o ano todo! Em Julho é inverno, mas não faz tanto frio, como já mencionamos anteriormente. Além disso, de Setembro a Abril faz calor na cidade. Portanto, são 8 meses ao longo do ano em que você encontra temperaturas mais altas.
Por outro lado, no verão há mais chuvas. Porém, ainda sim dá para aproveitar bastante, pois elas não são constantes. Assim, é possível esperá-las e curtir muito sol e um arco-íris incrível sobre lindas cachoeiras, por exemplo.
Desse modo, é válido conhecer Bonito durante todo ano. Tudo depende das suas preferências, agenda e atividades preferidas.
Bonito MS em Julho é alta temporada?
Sim, em Julho Bonito está na alta temporada. Porém, é possível ter um ótimo custo-benefício mesclando passeios e ter um dia inteiro de atividades. É o caso de atrativos como a Nascente Azul. Assim, você pode incluir várias atrações, sem precisar gastar mais com transporte.
Além de flutuação + balneário free, na Nascente Azul, você pode acrescentar à sua visita aventuras e mergulho. Portanto, é uma forma de fazer seu dia render muito mais!
Bonito MS em Julho vale a pena?
Bonito é uma cidade repleta de atrações integradas à fauna e flora exuberantes. Isso proporciona emoções sem igual. Também conta com ótima estrutura ao turista. Além de passeios para todas as idades, você encontra ruas muito bem sinalizadas e informações acessíveis. Ainda, tem a comodidade de ter restaurante e bar dentro dos atrativos, bem como banheiros e vestiários bem organizados.
Julho é inverno na cidade. Porém, como se trata de uma região tropical, não faz tanto frio durante o dia. A noite não dispensa um bom casaco, mas também é marcada por um lindo céu estrelado. Assim, você tem a oportunidade de experimentar os passeios mais incríveis da região. A flutuação é um dos melhores deles, bem como o mergulho com cilindro. O balneário é outra opção incrível, ainda mais se for o da Nascente Azul, cujo acesso é gratuito para quem compra a flutuação. Além disso, vale a pena visitar as famosas grutas da cidade, viver aventuras e fazer passeios urbanos.
Logo, existem ainda muitas maravilhas que podem ser aproveitadas neste período. Por isso, é um dos destinos que mais vale a pena conhecer durante as férias deste mês. Confira abaixo mais algumas dicas e prepare-se para conhecer Bonito MS em Julho!
- Saiba por que vale a pena ir para Bonito com as crianças!
- Saiba o que fazer em Bonito na alta temporada
- Guia completo das Grutas em Bonito MS
- Bodoquena + Bonito: Melhor Roteiro
- Atrativos Bonito MS: veja onde fazer os melhores passeios
- Turismo Inclusivo: Bonito MS para todos!
- Passeio para Bonito MS: Como Aproveitar Mais
- Pousadas em Bonito: 5 opções para você se hospedar!