A Chapada Diamantina é um dos destinos de ecoturismo mais populares do Brasil, que oferece aos visitantes atividades e aventuras para várias idades e gostos.
Além disso, em meio às serras, cachoeiras, grutas e demais atrativos, é possível se conectar com a natureza, vivenciando uma experiência incrível.
Se você está pensando em incluir a Chapada Diamantina como seu próximo destino, venha conosco! Saiba mais sobre essa região e conheça também outras opções para sua próxima viagem de natureza.
Boa leitura!
Em qual cidade fica a Chapada Diamantina?
A Chapada Diamantina é uma região de serras localizada na Bahia, a 420 km de distância de Salvador, e tem como principal cidade sede Lençóis. Inclusive, a maioria dos turistas que visita a região fica hospedado nessa cidade.
Contudo, os visitantes também podem ficar hospedados em outras cidades próximas, como Vale do Capão, Mucugê e Igatu.
Qual a melhor época para ir à Chapada Diamantina?
A temporada de alta na Chapada Diamantina ocorre nos meses de julho e agosto, fazendo com que a região atraia mais visitantes — e os preços das hospedagens e passeios fiquem mais caros.
Esses são meses populares entre os visitantes devido a pouca quantidade de chuva e clima mais seco, os quais facilitam as trilhas e caminhadas.
Mas, se você não deseja enfrentar as temperaturas mais baixas do inverno e garantir cachoeiras e rios cheios, o recomendado é viajar para a Chapada Diamantina durante o período de novembro a março.
Afinal, esses meses apresentam maior incidência de chuva e temperaturas mais altas, ainda que nem sempre seja possível realizar as trilhas, pois o terreno poderá estar mais escorregadio.
O que dá para fazer na Chapada Diamantina?
Por ser o melhor destino de ecoturismo da Bahia e um dos mais populares no Brasil, os principais atrativos da Chapada Diamantina estão relacionados com atividades e aventuras na natureza, como trilhas, mergulhos e trekkings.
Além disso, durante sua estadia, os turistas também exploram as belezas naturais da região, que vão desde cachoeiras e quedas d’águas até grutas lindas.
As mais conhecidas são:
- Morro do Pai Inácio;
- Cachoeira da Fumaça;
- Cachoeira do Riachinho;
- Cachoeira Poço do Diabo;
- Cachoeira do Mosquito;
- Cachoeira Buracão;
- Gruta Lapa Doce;
- Gruta da Pratinha;
- Parque Muritiba;
- Olhos D’água;
- Pantanal de Marimbus.
Quantas horas de viagem de Salvador para Chapada Diamantina?
A Chapada Diamantina fica a 420 km de distância de Salvador, aproximadamente 5 horas de viagem de carro.
Outra alternativa para chegar nesse destino de ecoturismo é de ônibus, que saem da rodoviária de Salvador para Lençóis. Essa viagem é um pouco mais longa que de carro, mas também vale a pena.
Qual a cidade mais próxima da Chapada Diamantina?
A cidade mais próxima da Chapada Diamantina é Lençóis, que fica aproximadamente 3 horas de distância.
As cidades de Vale do Capão, Mucugê e Igatu também ficam próximas a esse destino de natureza, com uma distância de 3 a 4 horas de viagem.
Então, se você está pensando em conhecer a Chapada Diamantina, poderá escolher se hospedar em uma dessas cidades, sendo que Lençóis é a mais escolhida pelos turistas.
Quantos dias são necessários para conhecer a Chapada Diamantina?
O período de 4 dias é o ideal para você conhecer a Chapada Diamantina e desbravar suas principais atrações.
Desde que você se programe com antecedência, também é possível ter uma boa viagem com apenas 3 dias. Além disso, quantos mais dias, melhor será sua experiência.
Inclusive, com mais dias de viagem você pode separar um tempo para conhecer as cidades próximas e garantir ainda mais memórias inesquecíveis.
Destinos de natureza com acessibilidade para todas as idades
Ainda que a Chapada Diamantina seja um dos destinos mais populares de ecoturismo do Brasil, esse não é o único local em que você pode se conectar com a natureza.
Existem também outros destinos encantadores, que atraem milhares de turistas anualmente, com atividades ótimas e até para todas as idades.
Veja abaixo outras opções de ecoturismo pelo Brasil.
Chapada dos Guimarães
Localizada em Mato Grosso, esse destino tem como principal atrativo o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em que os turistas podem explorar cachoeiras, balneários, grutas e mirantes.
Os pontos turísticos mais populares são:
- Circuito das cachoeiras;
- Cachoeira Véu da Noiva;
- Cidade de pedra.
Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás e possui como principal atrativo a Cachoeira Santa Bárbara. Contudo, esse não é o único atrativo desse destino de ecoturismo tão popular.
Os visitantes podem conhecer as cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, tomar banho nas piscinas de águas termais do Jardim de Maytrea e também conhecer a Vila de São Jorge.
Jalapão
Localizado no Tocantins, o Parque Nacional do Jalapão é outro destino de natureza popular no país, que oferece aos visitantes tanto cachoeiras e fervuras, como também atividades de ecoturismo, como canoagem e trekking.
Contudo, se você decidir visitar o Jalapão, recomendamos contratar uma agência de turismo, pois o trajeto para o local é complicado, com estradas precárias e acesso dificultado.
Fernando de Noronha
Conhecido como o “Caribe Brasileiro”, Fernando de Noronha também é uma ótima opção de destino de natureza, no qual é possível aproveitar as belezas naturais da região e até mesmo adquirir consciência ambiental, durante visitas no Projeto Tamar.
O arquipélago é dividido entre a Área de Proteção Ambiental e o Parque Nacional Marinho, que garantem a preservação da região. Além disso, uma taxa diária de preservação ambiental é cobrada dos visitantes.
Inclusive, esse é um dos destinos de natureza mais caros dessa lista.
Bonito
Eleito 16 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito faz jus ao seu nome e encanta a todos que decidem visitar a região.
Além de várias opções de atividades, inclusive acessíveis para PCDs e para todas as idades, esse destino se destaca entre os demais por possuir um aeroporto regional que oferece mais opções de voo e agiliza a chegada ao destino.
A qualidade e maior oferta de serviços turísticos também é maior em Bonito, proporcionando aos seus visitantes uma excelente estadia.
Entre as opções de passeios disponíveis na região, está a Nascente Azul, um complexo de ecoturismo que oferece uma vasta gama de aventuras, com máximo de segurança.