Você ainda não conhece a Chapada dos Guimarães?
Um dos cartões postais de Mato Grosso reserva aos seus visitantes incríveis atividades de ecoturismo e uma oportunidade de se conectar com a natureza.
Além de ótimos atrativos, a Chapada dos Guimarães também fica próxima de outras belezas guardadas pelo Pantanal, que devem ser exploradas.
Venha conosco e saiba mais sobre o que fazer nessa região!
Onde fica a Chapada dos Guimarães?
Chapada dos Guimarães é um município de Mato Grosso, que fica a pouco mais de 1 hora de distância (66,5 km) de Cuiabá, capital do Estado.
Qual é a melhor época para visitar Chapada dos Guimarães?
A Chapada dos Guimarães é um destino que pode ser visitado (e aproveitado) durante todo ano, contudo, como o clima muda conforme as estações, é importante você ficar atento ao escolher a data da sua viagem:
- Verão: temperaturas mais altas e cachoeiras com alto volume de água, mas com chuvas constantes;
- Outono: maior volume de água, vegetação verde e poucas chuvas;
- Inverno: clima seco e com temperatura amena, mas rios com baixo volume de água;
- Primavera: temperaturas mais altas e poucas chuvas, mas a vegetação fica seca.
Qual aeroporto para Chapada dos Guimarães?
Os turistas de outros estados que desejam visitar a Chapada dos Guimarães de avião devem desembarcar no Aeroporto Internacional de Cuiabá e buscar por um translado para o município.
A boa notícia é que por ser um destino turístico bastante visitado pelos turistas, você encontra facilmente um transporte para o local ou pode também alugar um carro.
Quantos dias são necessários para conhecer o Pantanal?
Uma viagem de 5 dias é ideal para conhecer o Pantanal e todos os seus principais atrativos, incluindo a Chapada dos Guimarães.
Contudo, quanto mais dias você puder separar para visitar a região, mais você e sua família poderão explorar as belezas do Pantanal!
O que tem para fazer na Chapada dos Guimarães?
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães engloba os principais atrativos da região, mantendo-os em uma área de proteção e preservação natural. Assim, os turistas podem aproveitar as belezas do local ao máximo.
Ao visitar o parque, que está aberto todos os dias, o turista terá a oportunidade de conhecer algumas das 480 cachoeiras presentes nos mais de 30 mil hectares. Esse percurso é orientado por guias e chamado de circuito das cachoeiras.
Com tantas atrações, reunimos algumas que você não pode deixar de fora do seu roteiro:
- Cachoeira Véu de Noiva: queda d’água de aproximadamente 86 metros de altura que é uma das principais atrações da região e cartão postal do município.
- Cachoeirinha: queda d’água de aproximadamente 20 metros de altura, com um poço em que adultos e crianças podem tomar banho.
- Casa de Pedra: caverna com pinturas rupestres que era utilizada com abrigo dos povos indígenas e bandeirantes que passavam pela região.
- Ponte de Pedra: formação rochosa com formato que lembra uma ponte, em que os turistas costumam tirar foto e/ou admirar o pôr do sol.
- Cachoeira da Prainha: uma das menores quedas d’águas do parque, mas ótimo ponto para banho, devido as suas piscinas naturais e prainha de área na margem.
- Mirante da cidade de pedra: o local proporciona uma vista panorâmica da chapada e um lindo cenário para fotos.
Próxima parada? Bonito MS!
Que tal estender um pouco o passeio e adicionar um dos destinos mais lindos do Brasil em seu roteiro de viagem?
Localizado há algumas horas de viagem da Chapada dos Guimarães, Bonito é um município de Mato Grosso do Sul que reserva os principais pontos de ecoturismo do país.
Com aeroporto próprio, o acesso ao destino é bem mais facilitado. Sendo que, quem é da região, pode fazer a viagem de carro ou de ônibus alugado com agências de turismo locais. Assim, é uma forma de aproveitar ainda mais as paisagens lindas do estado.
Os principais pontos turísticos e atrativos de Bonito são:
- Nascente Azul;
- Gruta da Lagoa Azul;
- Parque das Cachoeiras;
- Grutas de São Miguel;
- Fazenda San Francisco;
- Boca da Onça;
- Gruta do Mimoso;
- Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
5 motivos definitivos para incluir Bonito no seu roteiro
Continua em dúvida se deve acrescentar Bonito em seu roteiro de viagem para a Chapada dos Guimarães? Veja abaixo 5 motivos indiscutíveis para você e sua família conhecerem esse destino!
1. Maior acessibilidade
Diferente da Chapada dos Guimarães, Bonito possui um aeroporto próprio, que recebe voos de várias cidades do Brasil.
Além disso, por ser um ponto turístico bastante popular, a região oferece vários passeios e atividades acessíveis a pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção! Tudo é realizado com máximo de cuidado e segurança, com equipamentos adequados e profissionais preparados.
2. Qualidade de serviços turísticos
Em Bonito, os turistas encontram não apenas diversas atividades de ecoturismo, para todos os gostos e idades, como também uma infraestrutura completa para receber os visitantes.
Desde pousadas e hotéis confortáveis e com uma excelente estrutura, até restaurantes e demais serviços essenciais para que você e sua família tenham uma viagem mais tranquila.
3. Paisagem natural exuberante
Não é por menos que Bonito recebeu esse nome! Afinal, o município reserva em suas fronteiras lindas cachoeiras, rios com águas cristalinas, grutas e uma paisagem verde densa, que completa todo o cenário.
Assim, os seus visitantes podem garantir fotos incríveis, para registrar esse momento, bem como se conectar com a natureza, que permanece protegida, sobretudo devido aos complexos de ecoturismo.
4. Melhor ecoturismo do Brasil
Eleito 16 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil, sendo escolhido 14 vezes consecutivas, Bonito oferece aos turistas uma vasta opção de atividades ao ar livre.
Desde mergulhos até trilhas, os visitantes terão a oportunidade de explorar toda a paisagem da região através de aventuras inesquecíveis.
5. Conhecer a Nascente Azul
A Nascente Azul é um complexo de ecoturismo localizado em Bonito e uma parada obrigatória para quem visita a região.
Além da flutuação, circuito de aventuras e um Balneário repleto de atrações, nossos visitantes também podem conhecer o primeiro Museu Subaquático de água doce do mundo e se conectar ainda mais com a natureza.Deseja viver essa aventura? Encontre sua agência aqui e comece a planejar sua viagem para Chapada dos Guimarães — sem esquecer de incluir Bonito no roteiro!