Será que você tem consciência ambiental?
No meio da correria da rotina, dificilmente a gente presta a atenção no ambiente ao nosso redor e menos ainda no impacto das nossas atividades cotidianas.
Contudo, o ponto é: a natureza ainda está ali e dependemos dela até para respirar. Sendo assim, é fundamental estar ciente dos problemas relacionados com o meio ambiente e entender o que fazer para ajudar de alguma forma.
A seguir, explicamos mais sobre o que é consciência ambiental, a importância, como desenvolver, o jeito prático da Nascente Azul aplicar esse conceito e muito mais! Continue a leitura…
O que é a consciência ambiental?
Consciência ambiental é o reconhecimento da importância da natureza para a nossa vida e a compreensão do impacto das atividades humanas no meio ambiente.
Basicamente, significa entender as diversas formas de interação entre o indivíduo e o ambiente e tomar decisões mais intencionais na rotina, considerando, por exemplo, o consumo de recursos, a conservação da biodiversidade, o descarte de lixo, entre outras práticas.
E qual é a importância?
Durante bastante tempo (e ainda hoje), a humanidade não tinha dimensão do seu impacto no meio ambiente, o que resultou em indicadores como esses:
- queda média de 69% nas populações de animais selvagens em todo o mundo desde 1970, enquanto espécies de água doce monitoradas tiveram um declínio alarmante de 83%no mesmo período (Relatório Planeta Vivo);
- entre 2030 e 2050, espera-se que a mudança climática cause aproximadamente 250.000 mortes adicionais por ano (COP27);
- perdemos cerca de 10 milhões de hectares de floresta por ano no mundo, sendo o Brasil um dos maiores países afetados por perdas (Relatório da ONU).
Esses são apenas alguns dos indicadores alarmantes de problemas causados pela falta de consciência ambiental não apenas da população, mas também da indústria e comércio como um todo!
Sendo assim, a consciência ambiental hoje é fundamental para:
- preservar ecossistemas;
- proteção da biodiversidade;
- qualidade de vida de todos;
- entre outros motivos!
Por que despertar a consciência ambiental em crianças?
Ao desenvolver e fortalecer a consciência ambiental desde a infância, as crianças têm a oportunidade de desenvolverem hábitos sustentáveis, como a economia de água, o respeito à biodiversidade, preservação dos recursos naturais, entre outras práticas.
Além disso, os pequenos aprendem a valorizar e apreciar a natureza, o que também estimula a criatividade, a atenção e outras habilidades cognitivas relacionadas com a percepção do ambiente.
Contudo, é importante dizer que o entendimento da importância da natureza não é inato.
É preciso despertar e estimular de diferentes maneiras ao longo dos primeiros anos de vida para que eles se tornem cidadãos responsáveis e sustentáveis no futuro.
Nesse sentido, o ideal é encontrar formas lúdicas de desenvolver essa habilidade nos pequenos, como levá-lo a ambientes rodeados de bastante natureza, como é a Nascente Azul, para eles explorarem a biodiversidade.
Como aumentar a consciência ambiental? 8 formas!
Antigamente, os humanos tinham uma excelente conexão com a natureza, mas essa habilidade foi se perdendo com o tempo. Algumas ações que você pode tomar para melhorar isso são:
- Estudar conteúdos relacionados com o meio ambiente em documentários e livros;
- Participar de projetos de conservação e preservação ambiental;
- Adotar práticas de consumo sustentável;
- Engajar em iniciativas de reciclagem e redução de resíduos;
- Apoiar organizações ambientais;
- Cultivar plantas ou plantar uma árvore;
- Busque atividades turísticas sustentáveis;
- Explorar a natureza local e participar de atividades ao ar livre.
Se você quiser inspiração, a Nascente Azul é uma excelente referência. Desde 2008, a instituição trabalha com um objetivo: recuperar e cuidar desta natureza. Com isso, já implementamos diversas atividades práticas, como:
- Plantio de mais de 10.000 mudas de árvores nativas para restaurar a vegetação das margens do rio;
- Aplicação de técnicas para recuperar e preservar o solo e a água;
- Restauração das cachoeiras formadas por depósitos calcários e reconstrução do canal do rio;
- Fusão dos tanques e desativação de todos os desvios, para criar um fluxo de água contínuo.
- Estabelecimento de uma faixa de preservação permanente ininterrupta de 100 metros ao longo do curso d’água;
- Expansão das áreas designadas como reserva legal na propriedade
- E muito mais!
Conheça o trabalho de consciência ambiental da Nascente Azul
A melhor forma de desenvolver consciência ambiental é justamente no contato com o meio ambiente e toda a sua grandeza.
Em Bonito, a cidade eleita o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil mais de 16 vezes, você tem um encontro inesquecível com a natureza com rios de águas cristalinas, grutas, cavernas, cachoeiras e mais de 40 atrações naturais dentro do município.
Tem uma em especial que atrai milhares de turistas todos os anos: a Nascente Azul!
Há mais de 10 anos, o complexo de ecoturismo que recupera biomas e desenvolve novos espaços de contato com a natureza. Desse modo, além da reconexão com o meio ambiente, o visitante ainda ganha mais conhecimento sobre a biodiversidade.
E o melhor: é um programa ideal para públicos de todas as idades.
Para os pequenos visitantes, o programa é uma experiência um pouco mais mágica, já que eles ficam encantados com a natureza e tem energia de sobra para explorar toda a biodiversidade do nosso complexo. No entanto, os adultos também não ficam de fora dos atrativos.
A seguir, confira algumas das principais atividades da Nascente Azul:
Flutuação
No início, o passeio começa com uma pequena apresentação das atividades com o nosso guia de turismo credenciado.
Em seguida, os visitantes passam por uma trilha cheia de paisagens incríveis — nem precisa se preocupar: é tranquila para qualquer idade e, inclusive, acessível para pessoas com deficiência.
Logo depois, você vai passar por um treinamento de segurança sobre as medidas preventivas e equipamento de segurança. De bônus, a sala de equipamento ainda tem uma belíssima vista para a Serra da Bodoquena.
Por fim, é possível conhecer a Nascente Azul, um lugar onde a água reflete um tom de azul turquesa como você nunca viu antes na natureza, e ainda melhor até 7 metros para explorar suas águas.
Museu subaquático
A proposta desse museu é justamente estimular a consciência ambiental entre os visitantes.
Ao longo da exposição CICLOS, você é convidada a refletir sobre a relação do homem com a natureza, a partir do contraste do homem contra a benevolência da natureza.
No final, além de conferir esculturas belíssimas, você tem uma reflexão sobre a sustentabilidade e a preservação da natureza.
Balneário
Esse é um dos lugares que conquista tanto as crianças quanto os adultos com as suas diversas atividades. Você pode ficar o dia inteiro — e ainda assim não vai querer ficar mais!
Entre as atividades, temos:
- Circuito Multi-Aventura
- Tirolesa Aquática (Adulta e Kids)
- Piscina Ecológica
- Praia de Água Doce
- Cascata e capela ecumênica
- Cachoeira de tufas e Micro Central Hidrelétrica – MCH
E muito mais!
Aventura
Para os mais aventureiros, o Adventure Nascente Azul oferece um mix de atividades radicais com o monitoramento de profissionais treinados e capacitados dentro de todas as normas de segurança.
Dessa forma, você encontra pessoas de todas as idades se divertindo na trilha até a torre do Adventure, Pêndulo Humano, tirolesa de 450 metros de distância e muito mais!
Gostou? Então, que tal agendar sua visita e vir conhecer? Encontre sua agência aqui e desenvolva a consciência ambiental junto com a Nascente Azul!