fbpx
Início » Jalapão e o segredo das águas cristalinas

Jalapão e o segredo das águas cristalinas

por Nascente Azul

Dunas douradas que vão se misturando ao azul dos rios e ao verde de uma vegetação rasteira. Quedas d’água deslumbrantes criam uma experiência de oásis, absolutamente restauradora. Prainhas tranquilas e transparentes que mais parecem piscinas em meio à natureza. Ah… e os fervedouros! Aí sim, verdadeiras piscinas naturais. Este é o Jalapão

Um paraíso localizado no extremo leste do estado do Tocantins. As belezas são tantas que nos inspiraram a criar um conteúdo completo sobre elas. Confira e se apaixone junto com a gente por este lugar incrível em meio ao território nacional!

O que é o Jalapão?

É uma ampla região formada por 34 mil quilômetros quadrados. Só para ilustrar, ultrapassa em dimensão o território dos estados de Sergipe e Alagoas. Assim, engloba cinco áreas de conservação. Entre elas, o famoso parque estadual do Jalapão.

Aliás, trata-se do maior parque estadual do Tocantins. É composto por vegetação predominantemente de cerrado ralo. Além disso, possui áreas de campo limpo com veredas, características do cerrado. Assim, observa-se no parque a presença de palmeiras e solos que se formam na presença de água.

As cachoeiras também são partes características do lugar. Um cenário arrebatador!

Cachoeiras Jalapão

Em que cidade fica o Jalapão?

Antes de tudo, o Jalapão em si não é uma cidade. Ele é muito mais amplo e engloba vários municípios. Entre eles:

  • Mateiros 
  • São Félix do Tocantins
  • Novo Acordo
  • Ponte Alta do Tocantins

Ou seja, é uma imensidão paradisíaca!

Como chegar

A cidade mais próxima com voos de Brasília, São Paulo e Goiânia para o Jalapão é Palmas, capital do Tocantins. São aproximadamente 170 quilômetros de distância entre a cidade e a região. Assim, é uma viagem relativamente curta, embora um pouco acidentada devido às estradas de terra. Dessa maneira, a viagem é feita principalmente com veículos 4×4. Aliás, os passeios geralmente demandam transfer nesse tipo de locomoção também.

Mesmo assim, essa ainda é a maneira mais prática e rápida de chegar ao Jalapão. Porém, esses obstáculos naturais tornam a viagem uma aventura. Assim, eleve seu espírito de explorador! Mas, sem dúvida, a natureza recompensa cada minuto dos desafios de acesso.

O que se tem pra fazer no Jalapão?

Dezenas de atrações esperam você neste oásis do Tocantins

Coloca o tênis na mochila, o óculos de sol e se prepare para curtir várias emoções em um único lugar. 

Só para exemplificar, os principais pontos turísticos do Jalapão são:

  • Cachoeiras: da Fumaça, do Formiga, da Velha e outras.
  • Fervedouros: o mais famoso é o do Ceiça. Mas ainda vale conhecer outros, como: do Alecrim, Bela Vista e dos Buritis.
  • Rio Novo: um dos maiores rios de água potável do mundo. Forma várias praias pequenas ao seu redor. A mais famosa é a Prainha do Rio Novo. É um dos melhores lugares para mergulhar na região.
  • Dunas: localizadas dentro do parque do Jalapão. O lugar proporciona uma vista panorâmica incrível da savana e da água. Além de ser um passeio divertido e muito bonito.

Atividades ao ar livre

Nesse paraíso, o que não pode faltar no seu roteiro é a flutuação no Rio Novo. Além disso, outro passeio tradicional nesse ponto é a canoagem. Portanto, vale a pena experimentar os dois!

Separar um tempinho para contemplar o pôr do sol em meio a Jalapão é indispensável na sua viagem. A Pedra Furada é um dos melhores lugares da região para curtir esse momento. Aliás, esse é mais um ponto turístico imperdível do Jalapão! Uma experiência imperdível.

Pedra Furada Jalapão

Caminhadas, trilhas e contemplação da natureza noturna também são atividades interessantes para se fazer no Jalapão. Então, pode se preparar para colocar o condicionamento físico em dia! 

Qual a melhor época para ir?

O Jalapão pode ser visitado o ano todo. Faz sempre calor na região, com temperaturas médias de 30º celsius. Então, esteja sempre com a garrafinha d’água para se hidratar bem em todos os passeios!

A única questão que vale mais um pouco de atenção é em relação ao período de chuvas, bem como os de seca. Nesse sentido, é comum chover mais entre setembro e outubro. Já em maio a setembro ocorre a temporada de seca. Nesse meio tempo, entre maio e julho, é o período mais interessante de programar sua viagem ao destino.

Qual o segredo das águas desta região?

Você sabia que não se pode afundar nos fervedouros do Jalapão? Independentemente do seu peso corporal ou da pressão que você exerça sobre a água, simplesmente não dá para afundar. 

Isso porque ocorre um fenômeno conhecido como ressurgência. Afinal, os fervedouros consistem em nascentes de rios subterrâneos. Assim, a pressão da água é tão intensa que “força” as pessoas a flutuar. Mas, a experiência é bem tranquila. Afinal, rodeada de verde e muita biodiversidade, é como se você estivesse em uma piscina impossível de afundar!

Essa formação também torna a água quente, na temperatura ideal para relaxar depois das caminhadas pela região. A cristalinidade é outro ponto fenomenal do Jalapão! Como as águas dos fervedouro jorram de uma nascente de um rio subterrâneo, a água sai limpa, totalmente transparente.

O ambiente perfeito para revigorar as energias, sem dúvida.

Qual a relação do Jalapão com o ecoturismo?

O Jalapão é um dos destinos de natureza mais procurados do país. Além disso, é também um dos mais preservados. Afinal, toda a região é uma conservação natural. Assim, o cenário é perfeito para a prática do ecoturismo. Ou seja, atividades integradas aos recursos incríveis do meio ambiente. 

Muito além disso, criando uma conexão profunda entre ser humano e natureza. Um contato com muito respeito e amor ao solo, às vegetações, rios, nascente e desse ecossistema sensacional.

Assim, todos os passeios no Jalapão são em meio às suas paisagens lindas. Trilhas, caminhadas e contemplação são algumas das principais atividades relacionadas. Logo, é um destino de fato para quem busca um contato maior com a mãe natureza.

Qual o melhor destino do ecoturismo?

Se você gostou até aqui, sem dúvida vai querer desbravar muitos outros paraísos do ecoturismo. Nesse sentido, o destino campeão no segmento é Bonito, no Mato Grosso do Sul.

O interessante de Bonito é sua biodiversidade, mesmo sendo um município pequeno. Com cerrado, campo limpo e áreas de floresta estacional, bem como floresta estacional decidual. Ou seja, uma variedade sensacional de flora e fauna.

Cachoeira de Tufas Nascente Azul

Assim, em poucos percursos você tem contato com cachoeiras, rios, lagos, nascentes, grutas e muitas outras formações naturais deslumbrantes

Bonito também conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma área de conservação composta por 76.481 hectares. Aliás, a preservação natural é um dos pilares da cidade. Por isso e entre outras razões, o destino é o grande nome do ecoturismo brasileiro.

Por dentro das águas cristalinas de Bonito MS

Bonito é repleto de água. A flutuação é a principal atividade do local. Diferentemente do que ocorre no Jalapão, as águas bonitenses vão revelar a você toda a vida subaquática da região. Afinal, a cristalinidade é típica dos recursos hídricos de Bonito. Dessa forma, é como se você estivesse sobrevoando trilhas debaixo d’água. Uma sensação de fato incrível e imperdível.

Biodiversidade de Bonito comparado ao Jalapão

De forma semelhante ao que ocorre no Jalapão, em Bonito existe uma fonte de água debaixo d’água que exerce uma pressão no local e “empurra” o visitante de volta para a superfície

Essa experiência fenomenal você vive na Nascente Azul, o complexo de ecoturismo mais completo da cidade. Neste atrativo, você tem a vantagem de encontrar dezenas de atividades em um único lugar: balneário, aventuras, museu subaquático e muitas emoções em contato com uma paisagem única.

Maior acessibilidade

Assim, um dos grandes diferenciais de Bonito é a facilidade de acesso e maior oportunidade de aproveitamento. Inclusive, o local é reconhecido pela inclusão do grande público ao ecoturismo, com trilhas ecológicas, guias treinados e ainda adaptações capazes de incluir pessoas de mobilidade reduzida às experiências oferecidas. 

A Nascente Azul é também destaque nesse sentido. Um lugar amplo, com áreas planas e muito fáceis de se locomover. Transporte e equipamentos especiais com o acompanhamento de guias treinados são outros recursos que o local dispõe ao visitante. Portanto, muito acessível a maioria das pessoas.

Acessibilidade em Bonito MS

Além disso, Bonito tem seu próprio aeroporto. Com voos cada vez mais frequentes, é possível ganhar tempo e aproveitar melhor sua viagem. Diferentemente de outros destinos de natureza, as principais estradas da cidade são muito boas e tranquilas, bem sinalizadas e tranquilas de se locomover.

Já deu para perceber por que esse lugar é o centro nacional do ecoturismo, não é mesmo?

Por que o turismo de natureza vale a pena?

Se você amou todo o conceito do ecoturismo, tanto Jalapão quanto Bonito podem estar no topo da sua lista de próximas viagens.

Em meio à natureza, você encontra um nível de paz como em nenhum outro lugar. As paisagens exuberantes desses destinos conservados são espaços preciosos do Brasil. Reservam emoções privilegiadas. Além disso, momentos de lazer, diversão e surpresas inesquecíveis.

Então, é uma experiência realmente única e que todo mundo precisa viver pelo menos 1 vez! 

Só um aviso: as chances de você se apaixonar são enormes! Então, você vai querer voltar mais vezes. 

Saiba mais sobre esse segmento incrível do turismo e descubra a energia de Bonito:

Você também pode gostar

Nascente Azul | O melhor do Ecoturismo em Bonito/MS

Nascente Azul: Excelência no Ecoturismo de Bonito MS

Prepare-se para a mais incrível experiência de turismo em Bonito MS que você terá! Na Nascente Azul, além de se divertir muito e se encantar com uma beleza cênica única oferecida pela natureza, você também verá de perto como é possível aproveitar o meio ambiente sem desrespeitá-lo. São atividades fascinantes de Flutuação, Aventura, Trilhas, Balneário e Mergulho, que ficam para sempre na memória de quem vive, pois tudo é cuidadosamente pensado para o máximo proveito e acessibilidade.

Nascente Azul | Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena Km 22 – Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil

 

Horário de funcionamento:

Alta Temporada: todos os dias das 07h às 17h

Baixa Temporada: de quarta-feira a segunda-feira das 08h às 16h

Siga as nossas redes sociais:

Instagram da Nascente Azul:

NASCENTE AZUL EMPREENDIMENTOS TURISTICOS LTDA – CNPJ: 18.242.666/0001-11
© Nascente Azul | 2023 | Todos os direitos reservados | Política da Privacidade

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Concordar e Fechar Ler Mais