Já pensou na comida como um atrativo de viagem? A premissa do turismo gastronômico é justamente essa. Afinal, conhecer os sabores regionais dá uma pitada especial na sua visita, não é verdade?
Mais do que se alimentar e recuperar as energias, os pratos típicos de Bonito e região vão cativar seu paladar. Então, topa conhecer essas delícias? Acompanhe a leitura até o final da página e confira as maravilhas do paladar bonitense!
O que é turismo gastronômico
É uma abordagem que inclui a culinária como atrativo turístico do destino. É também chamado de turismo culinário. Assim, entende que a alimentação faz parte da cultura local. Portanto, mais do que uma breve refeição, a gastronomia regional é objeto de apreciação, sem pressa, fazendo parte da experiência do visitante.
Afinal, a diversidade cultural engloba diversos costumes. Além da culinária, também a vestimenta, sistema de crenças e religiões, bem como tradições. Nesse sentido, o Brasil não é apenas grande em dimensões. É também diverso em cultura.
As cinco regiões brasileiras possuem suas próprias características sociais, históricas, naturais, bem como gastronômicas. Só para ter uma ideia, nossa história foi formada por colonizadores europeus, população indígena e africana. Mas, também temos influência cultural de imigrantes italianos, japoneses, alemães e entre tantos outros.
Portanto, somos abençoados com uma ampla riqueza cultural. A gastronomia faz parte dela. Logo, é uma forma de conhecer mais uma faceta da cultura de um lugar. Você já tinha se dado conta disso? Se não, tudo bem. Agora, você já pegou a ideia e pode desfrutar ainda mais dos seus passeios!
Turismo gastronômico em Bonito e MS
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é mais conhecido por suas belezas naturais. Aliás, a cidade é reconhecida internacionalmente como o melhor destino do ecoturismo do Brasil.
Assim, a biodiversidade é uma das marcas inquestionáveis de Bonito. São centenas de espécies de animais terrestres, aquáticos, aves, plantas, flores e árvores na região. Mas, no meio de tanta beleza também existe outro aspecto sensacional: as pessoas.
O turismo sul-mato-grossense combina harmoniosamente fauna, bem como flora e gente. Os guias turísticos são como arautos das maravilhas locais! Eles transmitem todo o cuidado, apreço e respeito que o turismo local tem com o meio ambiente. E as pessoas são parte importante desse rico ecossistema.
E o que mais une as pessoas do que uma mesa linda, repleta de pratos de dar água na boca? A comida é sim um atrativo e o turismo gastronômico em Bonito é tão rico quanto suas atividades de ecoturismo.
Então, conheça agora as características culinárias da nossa região!
Influências culinárias no Mato Grosso do Sul
Em primeiro lugar, tanto em Bonito quanto em todo o estado do MS você encontra muita variedade. Tem opções para todos os gostos. Mas, além dos pratos comuns do dia a dia, você pode degustar uma diversidade de influências gastronômicas na região.
Nesse sentido, o Mato Grosso do Sul compartilha tradições culinárias dos nossos vizinhos. Por exemplo, Bolívia, Paraguai e Argentina. Porém, também possui uma herança gastronômica indígena e até mesmo influência de outros países.
Só para exemplificar, o sobá, um prato com massa e caldo de origem japonesa. No MS, adaptado com caldo predominantemente de carne. E ainda temos muito mais iguarias para citar por aqui. Olha só!
Chipa
Para quem é de outras regiões, pode parecer um pão-de-queijo. Mas, esta iguaria paraguaia tem suas particularidades nos destinos sul-mato-grossenses.
A principal diferença do Chipa é a quantidade de queijo utilizada na receita. O Chipa leva muito mais queijo, se comparado ao pão-de-queijo. Além disso, é feito com polvilho doce ao invés do azedo. Finalmente, o formato em “U” é sua marca característica. Assim, é uma delícia local que vale a pena conhecer!
Sopa paraguaia
Pode soar como caldo, mas está mais para uma torta de milho!
Trata-se de outra iguaria de origem paraguaia. Não se sabe ao certo o motivo do nome “sopa”. Mas, uma das ideias é que o termo seja conhecido como torta em solo paraguaio. “Ensopado” é que se trata da conhecida sopa brasileira para eles.
Enfim… Seja qual for o motivo do nome do prato, ele continua sendo muito saboroso. Portanto, além de curiosidade, é um sabor que você precisa conhecer ao vir à Bonito!
Café da manhã pantaneiro
Chamado de “quebra torto”, é um café da manhã que nenhum turista esquece. Isso porque é farto mesmo. Inclui até comida!
Além de pães, queijos, bolos, geleias, café, leite e sucos, o “quebra torto” tem também um delicioso arroz carreteiro com ovos fritos. É um prato comum em fazendas do Mato Grosso do Sul. E aí, topa viver esta experiência?
Arroz Boliviano
Muito mais do que um arroz carreteiro, aqui no Mato Grosso do Sul você vai experimentar o toque delicioso herdado da Bolívia. Assim, a principal característica deste arroz é sua riqueza de sabores.
O prato é composto por cebola, queijo ralado e banana-da-terra, um diferencial que o torna único.
Feijão Tropeiro
Temos também um prato super conhecido no Brasil, mas que no MS tem um gosto especial. O feijão tropeiro sul-mato-grossense é composto por pouco molho e vários pedaços de carne de sol e toucinho.
Dessa forma, geralmente leva couve picada e farofa como acompanhamento. Sem dúvida, é um prato apetitoso e que vai turbinar seu almoço na região!
Saltenha
O nome vem de Salta, região da Argentina. Porém, a iguaria também tem um toque boliviano, onde é também muito popular. Desse modo, é mais uma influência de nossos vizinhos.
Sendo assim, a saltenha é semelhante a um pastel assado com recheio de frango desfiado. Logo, é outra delícia imperdível dentro do nosso turismo gastronômico!
Caribéu
Trata-se de um prato típico do Pantanal de origem indígena. Segundo historiadores, os índios já produziam essa comida antes da chegada dos portugueses no Brasil. A base dela era mandioca e carne de caça.
Ao longo do tempo, o prato recebeu também influências dos bandeirantes. Assim, passou a ser servido com carne seca. Dessa maneira, o Caribéu é muito apreciado tanto no Mato Grosso do Sul quanto no Mato Grosso.
A tribo de índios terena mantém a tradição culinária no MS. Portanto, é um prato que vale a pena conhecer!
Produtos artesanais em Bonito e MS
O turismo gastronômico também abre espaço para o produtor local. Desse modo, fortalece a economia regional, gera renda e oportunidades para os moradores do destino.
Assim, em Bonito você também encontra produtos culinários únicos. Logo, os produtos artesanais serão uma experiência completamente nova para você! Desse modo, entre as várias opções locais, destacam-se:
- Cafés
- Cervejas
- Doces
- Linguiça de Maracaju, típica do Mato Grosso do Sul. É feita apenas com a carne da parte traseira do boi: picanha, patinho, contra-filé, alcatra, maminha e etc.
- Peixes congelados
- E muito mais.
Pratos bonitenses
Além da Linguiça de Maracaju, Bonito tem ainda mais algumas iguarias que vale a pena conhecer e experimentar.
A saber:
- Carne de Jacaré: carne branca de sabor suave. Possui uma textura semelhante à de frango, porém mais saborosa. Vale ressaltar que a caça do jacaré é proibida em todo Brasil. O jacaré dos pratos é criado em cativeiro, e não abatido na natureza. Pode ser servido frito, grelhado, ao molho no pastel e ensopado.
- Guavira: conhecida em Bonito como “fruta que Adão comeria”, é uma das mais amadas pelos bonitenses. Inclusive, pode ser servida com molho em demais pratos, como o cardápio variado de peixes locais. É rica em vitamina C, magnésio e entre outras propriedades que contribuem para a boa saúde.
- Peixes: são vários! Afinal, a região é diversificada em recursos hídricos. A pesca vem predominantemente do Pantanal, devido ao controle ambiental em Bonito. Assim, os peixes mais pedidos são Pintado, Pacu e Traíra. São servidos também de várias formas: ao urucum, assado, grelhado, frito, ensopado e etc.
- Comida feita em fogão à lenha: não é incomum a comida ser servida no delicioso ambiente de fogão à lenha. Dá aquela água da boca só de pensar! Assim, muitos pratos tem aquele tempero caseiro, rural e pra lá de especial!
Região do Tereré
Tereré é a bebida oficial do Pantanal Sul-Mato-Grossense e também de Bonito. Este costume delicioso também foi herdado dos nossos vizinhos, os argentinos e paraguaios.
Assim, tirando a pandemia, faz parte dos hábitos pantaneiros reunir os amigos em rodas de tereré para bater aquele papo gostoso.
O tereré é uma bebida gelada, tradicionalmente, preparada com erva mate. Porém, há quem prefere adicionar gelo e suco de limão à mistura. Também existem outras versões preparadas com suco de outras frutas.
O tereré hidrata, é revigorante, antioxidante e proporciona bem-estar de maneira geral. Só para ter uma ideia, a Unesco declarou o tereré como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Assim, vale a pena experimentar!
Onde comer em Bonito MS
Algumas opções bem avaliadas do TripAdvisor são:
- Juanita Restaurante
- Casa do João
- Vila Rebuá
- Casarão
- Restaurante Pantanal Grill
- Toca do Peixe
- Sale & Pepe
- Tapera Restaurante
- Pastelaria Pastel Bonito
- Bonito Beer
Visite Bonito MS e conheça nosso turismo gastronômico!
O turismo gastronômico é mais um atrativo deste destino incrível. Portanto, é um aspecto que vale a pena incluir nos seus planos de viagem. Além disso, a culinária aproxima o turista do produtor local, contribui para a economia e desenvolvimento da região. Desse modo, todo mundo sai ganhando com essa troca deliciosa!
Então, se prepare para imergir nessa cultura saborosa. Leia também os conteúdos abaixo e já vai fazendo suas malas para este paraíso chamado Bonito MS!
- Atrativos Bonito MS: veja onde fazer os melhores passeios
- O que fazer em Bonito à noite? Confira nossas dicas!
- Passeio para Bonito MS: Como Aproveitar Mais
- Férias em Bonito- Guia completo para aproveitar tudo!
- Dicas de roteiro para 4 dias em Bonito